Banner para Loja Virtual: Aprenda a criar banners profissionais de graça

Uma loja virtual possui diversas partes importantes, que juntas conseguem atrair mais visitantes a fim de transformá-los em clientes, e uma delas é o banner. Na leitura de hoje, você saberá porque você deve usar um banner para loja virtual, a importância dele e como produzir um banner profissional do zero!

Leia a seguir.

 

Porque usar banners em seu site?

Em média, você terá apenas 10 segundos para impressionar o seu visitante, e esse tempo está relacionado ao conteúdo de qualidade dos seus banners.

Para que você tenha um aproveitamento maior na captação da atenção dos visitantes do seu site, você deverá seguir as seguintes dicas.

 

Seja objetivo no texto

Quando se pensa em um banner, as pessoas geralmente se preocupam muito com as imagens, mas nem tanto com o texto, você precisa ser direto e dizer qual é a sua oferta logo de cara. Escolha bem as palavras, diminuindo a quantidade delas e de preferência aumentando sua fonte.

O texto deve possuir bastante contraste entre o fundo e as letras, facilitando a leitura para os seus visitantes. Podendo também criar uma hierarquia dentro do banner para loja virtual, usando um título, subtítulo e um botão para chamada.

 

Menos é mais

Banners com uma grande quantidade de elementos costumam receber menos cliques, você acaba deixando o cérebro de quem o vê confuso com tantas informações, o nível de interesse por imagens carregadas é muito baixo, pois fica mais difícil saber por onde começar a leitura.

É preciso colocar apenas aquilo que realmente importa no banner!

 

Faça a compressão das imagens

Se tem uma coisa que importa na internet, é a velocidade na transmissão da informação e no banner não pode ser diferente. A melhor maneira de fazê-lo carregar rapidamente é comprimindo-o, mas isso deve ser feito de modo que não perca a qualidade.

Escolha um programa apropriado para fazer tal tarefa ou peça ajuda de um especialista para diminuir o tamanho das imagens, fazendo com que elas carreguem mais rápido em qualquer dispositivo.

 

Use sempre imagens de alta qualidade

Essa dica é essencial e indispensável, sempre que usar imagens, procure obter as que tenham a maior qualidade possível. Imagens de baixa qualidade acabam afastando visitantes e potenciais clientes do seu negócio.

 

Deixe os elementos alinhados

Veja através dos olhos do visitante do seu site, você gostaria de visitar um site bagunçado? O senso de organização é bastante importante, quando as coisas estão alinhadas, elas transmitem mais responsabilidade, o que é ideal para qualquer negócio.

 

Crie variações com o mesmo banner

Quando você cria variações do seu banner e coloca no seu site, você consegue analisar qual está performando melhor. Você consegue fazer isso pelo Google Analytics, criando um teste A/B… deixe as artes rodando por alguns dias, dessa forma você terá bastante informação para entender qual tipo de arte atrai o seu público-alvo.

 

Quais as vantagens de usar banners em seu site?

O banner traz benefícios impactantes para a marca, aumentando a visibilidade do site e o seu alcance. Dessa forma, atraindo a atenção de potenciais clientes, criando o primeiro passo em direção a compra.

Você deve ter certeza que precisa de um banner para loja virtual, mas será que você entende todas as vantagens de usá-lo?

 

Tenha um design integrado

É fundamental que o seu banner esteja totalmente integrado e alinhado com toda a sua estratégia de marketing, seja nas formas, cores ou na construção da imagem. Dessa forma, o banner vai ser uma ferramenta a mais para passar a sua principal mensagem ao visitante.

 

Use o banner em locais adequados

Não adianta você produzir um banner incrível, mas não divulgá-lo da forma correta, por isso, coloque-o em locais estratégicos do seu site, chame a atenção do seu futuro cliente. Quando acompanhado de um ótimo conteúdo, o seu banner tem o benefício de completar aquele texto, de ilustrar na mente daquela pessoa perfeitamente a ideia que você quer passar.

 

Troque o seu banner sempre que for necessário

Como falamos anteriormente, você pode testar banners diferentes com o teste A/B no Google Analytics e achar o melhor banner para sua loja virtual, mas esse banner não vai performar bem para sempre. Por isso, troque-o quando não estiver com os dados suficientes, a grande vantagem de você estar sempre mudando os seus banners é não enjoar o visitante do seu site e oferecer sempre algo novo.

 

Como não errar ao fazer um banner para loja virtual?

Como a principal função do banner é chamar a atenção, por vezes, quem o produz corre o risco de deixá-lo poluído. Pense que anúncios multicoloridos podem causar o efeito contrário do esperado.

É recomendável seguir o mesmo estilo do layout da página, com cores e estilos que se completam. De forma sutil, você deve destacar o banner, isso pode ser feito não apenas por imagens, mas por palavras também.

Além do texto e das cores, é preciso avaliar o tamanho e posicionamento na tela, ele precisa ser grande o suficiente para que apareça em destaque, mas não tão grande a ponto de atrapalhar a visibilidade dos demais conteúdos na tela. Por isso, é sempre importante contar com o suporte de profissionais qualificados para saber quais são as opções de localização do banner para loja virtual.

Por fim, pense que o seu site deve oferecer um alto nível de navegabilidade ao seu usuário, ele deve sentir prazer em buscar informações e ler durante alguns minutos o que quiser. A visita do seu público-alvo não deve ser resumida em muitas informações, mas sim na quantidade certa de informações relevantes que o seu visitante busca.

 

Como criar um banner para sua loja virtual?

Agora que você possui informações que comprovam a importância do banner para loja virtual, você vai saber como criar o seu próprio banner.

Esse tutorial é especial para você que deseja vender mais.

 

Planejamento

O primeiro passo deve ser o planejamento do banner, e um dos pontos principais é o uso de boas imagens, de preferência as gratuitas, para evitar problemas com direitos autorais, ou se possível, use imagens de autoria própria. Selecionamos alguns bancos de imagens gratuitas:

 

O mais importante é ser consistente com a identidade visual da sua empresa, isso significa não escolher uma fonte elegante para uma empresa despojada, por exemplo. Não utilizar cores vibrantes em um site de cores mais neutras, o banner para loja virtual deve seguir a mesma identidade que todo o seu site possui, com formas, imagens e outras formatações.

 

Canva

O melhor site para você criar o banner para loja virtual, se chama Canva, ao fazer o cadastro e realizar um rápido login, você poderá utilizar diversos recursos, e alem do mais, ele é gratuito.

Antes de iniciar, você deverá saber o tamanho do banner recomendado para o tema que você está usando, feito isso, você deverá clicar em ‘’Usar dimensões personalizadas’’, para personalizar o tamanho do seu banner de acordo com o seu tema. Após definir o tamanho, será a hora de escolher o layout.

 

Layout

O layout vai determinar a quantidade de partes em que o seu banner será dividido. Nessa parte vai poder escolher o modelo do seu banner, se ele será com uma imagem inteira, varias imagens, diagonal, vertical, ou de outras formas, são muitas opções.

 

Elementos

Definido o seu layout, você será apresentado a um menu de elementos com muitas opções, fizemos uma lista para ficar mais fácil a visualização.

  1. Fotos gratuitas

O próprio Canva oferece um banco de imagens gratuitas que podem ser utilizadas.

  1. Grades

Você pode dividir a tela em 2, 3 ou 4 partes.

  1. Frames

É bem parecido com o último elemento, mas você pode aplicar molduras, efeitos e formatos diferentes.

  1. Formas

Aqui você tem acesso a diferentes formas, nuvens, triângulos e corações para adicionar ao seu banner.

  1. Linhas

Nessa parte você terá uma quantidade enorme de linhas para adicionar ao seu banner, coloridas, pontilhadas, duplas… Muitas opções para você criar.

  1. Ilustrações

São muitas opções de desenhos, você poderá utilizar como as imagens.

  1. Ícones

Os símbolos têm o poder de deixar as imagens mais simples e menos poluídas, você encontrará nesse elemento ótimos ícones.

  1. Gráficos

Se você precisar adicionar algum gráfico em um banner para loja virtual, será muito fácil com o Canva. Você poderá inserir os gráficos e personalizar os seus valores.

 

Fundo

Agora que você sabe usar os elementos, você irá mexer no fundo do seu banner, e é muito fácil. Aqui você escolhe a cor de fundo ou até fundos com padrões diferentes, você consegue personalizar o banner da maneira que quiser.

 

Uploads

Você pode adicionar imagens do seu computador, como por exemplo, fotos autorais. De forma rápida e fácil você adiciona quantas imagens quiser.

 

Texto

Finalmente, agora você vai adicionar umas das partes mais importantes do seu banner, o texto. Onde você poderá usar toda a sua persuasão para chamar atenção dos seus visitantes. Você pode inserir textos grandes, médios ou pequenos, além de poder editar a fonte também.

 

Cores

A maioria das ferramentas que falamos anteriormente, como formas, linhas e molduras, podem mudar de cor. A opção ‘’Cores do documento’’ permite que você encontre qualquer cor que você deseja.

 

Depois desses passos, em poucos minutos você terá um banner para loja virtual bonito, chamativo e profissional.

Ficou alguma dúvida sobre a importância de um banner para a sua loja virtual? Escreva nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *