Como Anunciar no Instagram: O guia passo a passo para iniciantes [2019]

Entender como anunciar no Instagram ainda não é um assunto tão divulgado, e sabemos que muitos empreendedores têm dúvidas com essa ferramenta.

Mas isso não será mais problema após a leitura desse conteúdo, garanto que você conseguirá criar anúncios hoje mesmo!

Confira…

Como anunciar no Instagram

Imagine que você queira aumentar a visibilidade da sua empresa, envolver mais o seu público trazendo um reconhecimento maior da marca.

Sem sombra de dúvidas, um investimento em Marketing de Conteúdo é sempre bem-vindo, pois ajuda a aumentar a confiança das pessoas no seu negócio.

Sem falar que a publicação de materiais de qualidade traz autoridade para a empresa.

Mas pensando em resultados a curto prazo, principalmente nas redes sociais, fazer anúncios pagos é uma excelente opção. Falamos isso porque hoje em dia é possível usar ferramentas para segmentar suas ofertas e atingir uma audiência muito mais favorável a ter afinidade com o que você vende.

Para ter êxito nessa estratégia, nada mais óbvio que escolher a rede social com mais alcance na atualidade, o Instagram.

Afinal, como anunciar no Instagram da forma correta? Não é nada difícil, você vai aprender como fazer isso hoje.

 

Por que anunciar no Instagram?

Reconhecimento e aumento de visibilidade foram alguns dos exemplos que usamos para dizer que vale a pena aprender como anunciar no Instagram.

Os objetivos podem variar… você pode usar o Instagram Ads para, além de aumentar as vendas, trazer mais acessos ao seu site, atrair mais seguidores, chamar as pessoas para baixarem seu app ou outros.

O grande motivo é que desde 2016, ele vem crescendo a cada ano, cerca de 200 milhões de usuários ativos mensais. Em 2018, esse número alcançou a marca de 1 bilhão de usuários.

Todo esse sucesso tem motivo, por trás dele tem uma equipe que está sempre inovando e entregando o máximo de qualidade aos seus usuários. É de fato um grande negócio, assim é possível atingir em grande escala o seu público.

 

Anunciar no Instagram pode ser muito barato para o seu negócio

Talvez você não saiba, porém, mesmo o anúncio sendo veiculado no Instagram, ele é gerenciado da mesma forma que um anúncio no Facebook. Mas o custo do Instagram Ads é bem mais rentável que no Facebook.

Segundo profissionais de tráfego, um anúncio no Instagram tem até 10 vezes mais engajamento que no Facebook. E não é só isso, você tem que aprender como anunciar no Instagram porque o CPM (Custo por mil impressões) no Facebook custa o dobro do que no Instagram, ou seja, gasta bem menos e tem muito mais visibilidade.

 

O que é preciso para anunciar no Instagram?

Para aprender como anunciar no Instagram não é preciso de muita coisa, como por exemplo, você não precisa ter um perfil da sua empresa na rede social.

Porém, é necessário ter uma conta no Facebook para criação de anúncios, e você vai aprender como fazer isso daqui a pouco nesse mesmo texto.

Recomendamos que crie um perfil profissional da sua empresa. Pois dessa forma é notável ainda mais o profissionalismo da empresa e pode ainda explicar melhor sobre o que você vende aos seus seguidores.

 

Como anunciar no Instagram pelo gerenciador de anúncios?

Para saber como anunciar no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios, basta você acessá-lo pela página inicial do seu Facebook e depois configurar tudo seguindo o passo a passo que vamos fazer agora:

  • Campanha

Logo na primeira tela, acompanhe todas as etapas do lado esquerdo, mas se atente a escolher o objetivo da sua campanha. Inicialmente deverá escolher entre “Reconhecimento”, “Consideração” e “Conversão”.

No exemplo escolhemos “Consideração” e depois “Tráfego”, basta nomear a campanha e clicar em “Continuar”, você já poderá ir para o próximo passo: Conjunto de anúncios.

 

 

  • Conjunto de anúncios

Nessa segunda etapa, digite um nome ao conjunto de anúncios que você irá criar. Depois, escolha a opção apropriada de acordo com o seu objetivo e siga para o próximo passo.

Agora, para identificar a maneira certa de como anunciar no Instagram, defina as características do público-alvo que deseja atingir.

Em “Localização”, escolha a região que o seu anúncio irá aparecer, o bom é que nessa etapa é possível escolher ainda se quer atingir apenas quem mora nessa localidade, quem esteve recentemente nela ou quem apenas visitou ela.

Depois escolha a faixa etária, gênero e até o idioma… esses dados são importantes para você mostrar a sua empresa ou o seu serviço para o seu público em interesse.

No “Direcionamento detalhado”, liste interesses e comportamentos que tenham a ver com a sua persona. Basta digitar e a própria ferramenta já mostrará as opções.

Após incluir alguns interesses, clique em “Sugestões” para analisar outros parâmetros que possam te interessar e ser inseridos no seu conjunto de anúncios. Quando você ver a opção “Conexões”, segmente um público com o qual o seu produto tenha afinidade, isso vai ajudar a mostrar os anúncios para pessoas ainda mais próximas.

Salve suas configurações para poder usá-las depois, em outro grupo de anúncios, assim evita perder tempo configurando tudo novamente.

Em “Posicionamentos”, você deve marcar como “Editar posicionamentos”, para ser possível escolher veicular anúncios apenas no Instagram.

Logo em “Plataformas”, selecione “Instagram” e escolha Feed ou Stories, ou ambos. Defina o tipo de dispositivo que quer veicular os anúncios, smartphones ou desktops e o sistema operacional, Android ou iOS.

Quase no fim, você chegará em “Orçamento e programação”, escolhendo quanto irá gastar por dia ou durante toda a campanha, além de programar o período que ela ficará no ar.

Fique atento nessa parte, quanto mais orçamento você colocar, maior a previsão de alcance e cliques. Mas lembre-se que isso é apenas uma estimativa.

Outra informação muito importante: é necessário registrar seus dados de pagamento antes de iniciar a campanha. E para isso, é fácil, só clicar em “Configurações” e depois em “Configurações de pagamento”.

 

Anúncio

Existem algumas opções disponíveis de como anunciar no Instagram: Imagem única, carrossel, vídeo, apresentação multimídia.

Vamos detalhar como cada um funciona, é importante você entender eles para saber quando usar cada um.

 

  • Carrossel

Um carrossel é um tipo de anúncio que chama muito atenção. Você pode inserir um conjunto de dois ou mais fotos ou vídeos, com no máximo 10 cartões.

Para fazer o seu anúncio carrossel comece escrevendo em “Texto”, que é a descrição que vai aparecer abaixo de todas as imagens que incluir. Use a criatividade para chamar bastante a atenção nessa parte. Tenha atenção ao formato do anúncio, pois, caso você publique nos stories a proporção da imagem é de 9:16.

 

  • Imagem única

Esse tipo de anúncio é o mais comum de todos, escolha apenas uma imagem e no caso dos Stories, não precisa nem de legenda.

 

  • Vídeo

Caso prefira veicular um anúncio por meio de vídeos, você pode escolher o arquivo nos seguintes formatos: mp4, mov, ou gif.

Se você não tiver um vídeo, clique em “Usar modelos” para utilizar fotos para compor animações que funcionarão como vídeos.

 

  • Apresentação multimídia

Outra opção é a apresentação multimídia, que é uma espécie de exibição de slides automática.

Para fazer a apresentação multimídia, clique em “Criar apresentação multimídia”, depois na janela “Kit de criação de vídeo”, selecione “Criar apresentação multimídia” e depois em “Continuar”. Por fim, escolha de 3 a 10 imagens, a duração de tempo que elas terão e o efeito de transição, você pode também incluir uma música de fundo.

 

Como anunciar no Instagram pelo próprio aplicativo?

Agora, vamos te ajudar como anunciar no Instagram pelo próprio aplicativo, são 6 passos apenas, confira a seguir:

 

  • Instagram para negócios

O seu primeiro passo, deve ser criar uma conta no Instagram para o seu negócio, o que é bem simples. Depois, crie uma conta comercial para que a opção de criar propagandas apareça.

 

  • Promoções

Depois que o seu perfil comercial estiver habilitado, repare no novo botão que está aparecendo, “Promoções”, ao lado de “Editar perfil”. Ele permite que você crie anúncios com mais agilidade, porém, as opções de configuração serão mais limitadas.

Dentro da função “Promoções”, clique em “Criar promoção”, logo você escolherá uma de suas publicações no Instagram para virar um anúncio, depois clique em “Avançar”.

 

 

  • Destino

É nesse ponto que irá escolher para onde direcionar as pessoas que verão o seu anúncio.

As opções são: Seu site, seu perfil ou sua fachada (para o visitante visualizar o endereço e telefone do seu negócio)

 

 

  • Público

Nessa parte, de como anunciar no Instagram, quando se fala em público, é bem parecido com gerenciador de anúncios. Você poderá escolher criar sua própria segmentação, deixar o Instagram fazer isso com base nos seus seguidores ou usar um público já criado anteriormente.

 

  • Orçamento e duração

Definindo o orçamento e a duração da campanha, o próprio Instagram vai te mostrar de forma rápida, o alcance estimado.

 

  • Analisar

A última etapa é revisar o seu anúncio por completo. Para inserir dados de pagamento, você pode usar um cartão já registrado no Facebook ou utilizar o seguinte caminho para pagar pelo Instagram: Configurações, Escolher pagamentos, Definir um método da sua escolha. Depois disso só clicar em “Criar promoção”.

 

Pronto, agora você sabe a importância dos anúncios e ainda aprendeu 2 formas de como anunciar no Instagram.

Não fique para trás, sua concorrência já está fazendo, sabia? Comece a testar seus anúncios hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *