Loja Virtual: Como conquistar a confiança dos clientes e vender?

O objetivo principal de uma loja virtual é vender, todo mundo sabe, mas chegar na finalização de uma compra sem ter a confiança suficiente do seu cliente é muito difícil. Por isso, a leitura de hoje vai te auxiliar em como conquistar a confiança dos clientes.

 

Como conquistar a confiança dos clientes

 

O ser humano é desconfiado por natureza não apenas no mundo digital, mesmo com um número cada vez maior de vendas online, algumas pessoas ainda não se sentem seguras em inserir dados pessoais nos sites.

Dessa forma, é até comum que algumas lojas novas demorem um certo tempo até se tornarem reconhecidas e confiáveis aos olhos do público. Mas para quem busca rentabilizar rápido, é preciso saber como conquistar a confiança dos clientes.

No e-commerce, os clientes possuem muita facilidade para efetuar compras, porém, exatamente por esse motivo, diversas fraudes acontecem. Isso é péssimo para os donos de lojas virtuais porque afastam os clientes, causando um ar de insegurança.

Sem contar nas lojas falsas que oferecem promoções arrasadoras, mas nunca entregam os produtos. Esses fatos acabam diminuindo a credibilidade de todo um setor, tornando a missão de saber como conquistar a confiança dos clientes mais difícil, mas temos técnicas para te ajudar, aguarde.

 

As 3 leis para conquistar clientes para uma loja virtual

A atual concorrência no mundo virtual tem crescido e está se tornando uma grande objeção para alcançar o sucesso.

Há certo tempo, para conquistar clientes era preciso apenas de um simples “boca a boca”, pois assim, você conseguia divulgar e atrair muitas pessoas para lojas físicas. Mas na internet é diferente, muitos fatores influenciam o cliente na tomada de decisão da compra.

Entendendo todo o processo de compra, é preciso saber que para um visitante comprar em seu site, ele deve passar por algumas etapas.

Na verdade, são 3 principais níveis que devem ser seguidos à risca, caso você queira entender como conquistar a confiança dos clientes.

 

  • Atração

Na primeira etapa o objetivo é atrair os clientes, e você tem inúmeras opções para fazer isso. Você pode optar pelas redes sociais, Youtube, anúncios pagos no seu site ou outras opções, mas independente da sua estratégia, paga ou orgânica, você precisa entender qual é o canal que o seu público geralmente visita.

Em outras palavras, de nada adianta anunciar a sua loja virtual no Youtube se o seu cliente só acessa o LinkedIn, ele não vai ver. Ou seja, primeiro você deve conhecer por onde a sua persona costuma navegar na internet e principalmente por onde ela costuma comprar. Apenas depois disso, você poderá iniciar as estratégias para atraí-la.

 

  • Captura

Nesse momento, você não captura ainda o cliente, mas sim o contato dele, dessa forma ele se torna um lead. Para isso você deve pegar algum tipo de contato dele, seja um e-mail, telefone ou qualquer forma de enviar conteúdo a ele.

Como conquistar a confiança dos clientes sem estar em constante contato com eles? Sendo assim, você vai captar o contato através de formulários de pesquisas ou de forma mais fácil, entregando conteúdos gratuitos em troca apenas do e-mail do futuro cliente.

Mas é preciso usar essa oportunidade com inteligência, porque muitas lojas depois que captam o e-mail de alguém, bombardeiam com muitas mensagens promocionais, acabando não entregando valor e afastando o cliente.

Você deve se dedicar a entregar o que ele gostaria de receber, estabelecer um relacionamento e vender, claro, mas dentro de um limite que não se torne inconveniente.

 

  • Conversão

Na última etapa, você busca a conversão do cliente, que nada mais é que transformar aquele lead em cliente. Isso tudo vai depender de como você vai oferecer o seu serviço.

A conquista do cliente acontece no fortalecimento do relacionamento com o lead. E quanto mais leads qualificados, mais vendas. Essa etapa também traz um benefício muito bom, que é o feedback.

Claro que o objetivo é fazer o máximo de vendas, mas quando você não faz, você pode descobrir porque essa conta não ocorreu e mudar o que está falhando em seu processo.

 

Credibilidade, a chave para saber como conquistar a confiança dos clientes

A base da confiança está na credibilidade que alguém percebe em relação a um serviço, uma loja virtual ou qualquer outra forma de negociação. Por isso vamos te explicar como demonstrar credibilidade para facilitar o seu entendimento em como conquistar a confiança dos clientes.

Separamos alguns tópicos que mais chamam a atenção das pessoas quando elas buscam informações confiáveis de lojas que estão interessadas em comprar.

 

Esteja sempre disponível

É muito importante, deixar em evidência os canais de comunicação que o usuário poderá acessar para falar com você. Coloque suas redes sociais e e-mail em um local do seu site de fácil visualização, outra boa opção também é o uso de chatbot para agilizar a comunicação com o seu cliente.

 

Formas de pagamento

Hoje em dia existem muitos gateways de pagamento, por isso, use os mais conhecidos, porque dessa forma você não causa estranheza nos visitantes do seu site. É importante que ele tenha muitas opções de pagamento, deixar apenas boleto e transferência bancária pode fazê-lo desistir da compra, já que são as formas mais comuns que os golpistas aplicam crimes na internet.

 

Selos de segurança

Os selos de segurança transmitem bastante credibilidade, os principais são: Ebit, Site Seguro do Google e Site Blindado. Se você não possui eles, não perca tempo, além de proteger o seu site, vai diminuir bastante a desconfiança de quem quer comprar nele.

 

Reclame aqui e reviews de antigos clientes

Uma ótima maneira de convencer pessoas a se sentirem confortáveis no seu site, é mostrando o depoimento de pessoas normais, como ela. Então, saiba como conquistar a confiança dos clientes através de reviews em suas vendas.

Existem diversas ferramentas que permitem que você mostre a avaliação dos seus produtos, isso vai ser um motivo a mais para garantir a segurança do seu site e da compra.

O Reclame aqui é um site muito conhecido e muito visitado pelas pessoas antes de fecharem a sua compra. Pensando nisso, é importantíssimo ter um bom atendimento com todos os clientes para não receber reclamações, sua reputação pode ser abalada e consequentemente a sua confiança estando em evidência no reclame aqui.

 

Fortalecendo a confiança dos seus clientes em 3 passos

De uma coisa não podemos negar, os consumidores estão certos quando ficam desconfiados a comprarem na internet, pois existe um perigo real de golpes e nem todos sabem fugir deles. No entanto, a melhor forma de se mostrar sempre como uma loja virtual segura e que se preocupa com a experiência de compra daquele cliente, é sendo o mais claro e aberto possível.

 

Passo #1 – Mostre que sua loja existe

Como conquistar a confiança dos clientes sem uma apresentação direta e confiável? Crie em seu site a área “Sobre nós” e fale um pouco mais da sua loja virtual. É muito importante você informar aos seus consumidores um pouco mais sobre a sua loja, desde a sua história até as informações gerais. Inclua os principais dados, como: Endereço, e-mail, telefone e CNPJ. Esses dados já transmitem segurança, pois as pessoas já saberão que de fato a sua empresa existe.

 

Passo #2 – Venda

Pode parecer óbvio o que estamos sugerindo a você, mas o fato de você vender, ajuda a conquistar o cliente. Se um visitante do seu site vê que um produto está sendo vendido e que pessoas estão visitando-o, automaticamente ele se sente confortável em comprar de você.

Mas para negócios que estão no início, existe a dificuldade de alcançar a primeira venda, por isso é importante contar com amigos e familiares para acelerar esse processo. A dica é pedir para eles iniciarem essas compras, que naturalmente outras pessoas irão comprar. Vale a pena aplicar bons descontos para atrair essas primeiras pessoas, pense que funcionará como um investimento no negócio.

 

Passo #3 – Não economize em informações

Informar o cliente é como educá-lo para ele entender mais do seu negócio e do que você oferece a ele. Por isso, informe o máximo possível, entregue todas as características do seu produto, escolha as melhores imagens e vídeos de demonstração, incluir tutoriais de uso também é muito importante.

Assim, além de você vender melhor os seus produtos com mais informações, você vai passar ao cliente que você se preocupa com ele e assim não terão dúvidas que a sua loja oferece um bom atendimento e que o pagamento será seguro.

 

Esse conteúdo já vinha sendo pedido pelos nossos leitores, muitos empreendedores passam por essa mesma dificuldade e entendemos que a construção da confiança pode funcionar como uma grande virada de chave para o negócio.

Por fim, esperamos que você tenha entendido como conquistar a confiança dos clientes, pois, aplicando essas dicas você tem tudo para fazer a sua loja virtual decolar!

Curtiu o texto? Compartilhe com um amigo empreendedor.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *