Como fazer parceria no Instagram com um influenciador digital e gerar mais autoridade

Os influenciadores digitais dominam a internet, dificilmente você nunca consumiu um produto ou serviço por causa de um deles. Por isso que a parceria no Instagram é cada vez mais presente.

Atualmente eles são os principais canais de atração de público e direcionamento para venda.

Ficar alerta as mudanças que a internet está sempre proporcionando, é garantia de utilizar as melhores técnicas para atingir as pessoas.

Hoje falaremos de uma delas, vamos detalhar como fazer uma parceria no Instagram com um influenciador digital…

Se você pretende estar sempre crescendo, esse assunto é para você.

Como fazer parceria no Instagram e vender mais

 

O que é um influenciador digital?

São indivíduos que possuem um grande número de seguidores e um ótimo engajamento no perfil (curtidas, comentários…) assim, conseguindo formar opiniões ou até lançar tendências.

Os influenciadores digitais possuem voz ativa, e facilmente se destacam no seu nicho de atuação, pois possuem uma base enorme de fãs.

O conceito de digital influencer se espalhou rapidamente graças ao avanço das plataformas digitais, principalmente o Youtube.

Desde o boom dos influenciadores digitais, muitas marcas enxergaram uma boa oportunidade de fazer parcerias e atingir o público-alvo.

É uma estratégia que fez o número de influenciadores crescer consideravelmente e as empresas se atentarem a isso.

 

Vantagens de fazer parceria no Instagram com influenciador digital

Pensando como uma empresa que está sempre buscando formas de divulgar seus produtos e atingir um número cada vez maior de pessoas, é importante fazer parceria no Instagram com influenciadores.

As empresas sempre investiram em marketing digital, mas com as mudanças rápidas da internet, elas tiveram que se adaptar e investirem em pessoas físicas, uma novidade até então.

Vamos citar 4 vantagens excelentes para qualquer marca fazer parceria no Instagram com influenciadores digitais:

 

  • Público segmentado

Hoje em dia, em todos os mercados existem influenciadores digitais, ao escolher um deles para uma parceria no Instagram, você passará a falar com a audiência dele, ou seja, terá a vantagem de se comunicar com um público bem segmentado, e investindo um valor menor do que em outras estratégias.

 

  • Audiência engajada

As pessoas que seguem e acompanham os influenciadores, admiram e confiam no conteúdo que ele produz.

Dessa forma, é bem comum que elas tenham uma aceitação maior de indicações desses influenciadores comparados ao ver a mesma indicação na TV, por exemplo.

Essa audiência está engajada de tal forma que uma parceria com o influenciador deles, consegue atingir um número bem maior de possíveis compradores.

 

  • Produção de conteúdo terceirizada

Ao invés de você produzir conteúdo pra sua marca, o próprio influenciador pode fazer isso. Em linhas gerais, isso pode ser mais barato e custar menos tempo. Escolhendo um bom influenciador, você poderá ter um custo-benefício bem maior em suas campanhas.

 

  • Facilidade para medir resultados

Diferente de outros meios de divulgação, como TV, rádio, outdoor… os influenciadores podem ser mensurados com facilidade, falaremos disso ainda nesse texto.

Você terá total controle do que está funcionando ou não.

 

8 dicas para você fazer parceria no Instagram da forma correta

parceria no Instagram

Sabemos que as redes sociais são as plataformas onde existem um número enorme de pessoas se relacionando todos os dias, sendo assim, uma parceria no Instagram com um influenciador digital significa atingir em cheio qualquer tipo de público.

Atenção a essas 6 dicas para que faça a escolha de influenciadores da forma certa.

 

1. Defina o seu objetivo

Antes de você buscar os influenciadores para sua marca, é importante ter bem claro qual é o seu objetivo com o uso deles.

Não procure um digital influencer apenas porque outras empresas também o fazem, saiba exatamente qual a sua necessidade antes de escolher a pessoa certa.

Quer aumentar o número de seguidores? Subir o engajamento ou aumentar as vendas para uma certa campanha? Saiba que influenciadores diferentes poderão te ajudar para objetivos específicos.

 

2. Escolha um influenciador que esteja alinhado com a sua marca

Um dos pontos principais na escolha de influenciador, é conseguir ver se ele está alinhado com a sua marca.

Não faz sentido escolher um digital influencer que come carne para divulgar um restaurante vegano, por exemplo.. não vai passar credibilidade ao seu público.

Por isso, você deve conhecer a fundo a pessoa e o seu conteúdo antes de fechar uma parceria no Instagram.

Um influenciador que não se conecta com o seu público-alvo, além de não trazer resultados financeiros positivos, pode ter um efeito oposto ao esperado, como o afastamento das pessoas com a sua marca por causa dele.

 

3. Defina um briefing bem detalhado

Lembre-se que trabalhar com um influenciador é bem diferente que trabalhar com anúncios tradicionais. Um dos pontos positivos dessa parceria é a espontaneidade que uma pessoa física pode oferecer.

Por isso você deve sim dar liberdade ao seu influenciador, mas sempre entregar um briefing bem detalhado para que ele tenha um norte. Todo o seu conteúdo e criatividade devem ser usados para o seu objetivo final, seja ele qual for.

No briefing, você pode ser bem específico e contar com o improviso do influencer, não deixe de informar detalhes como cores e objetos que ele deve usar e principalmente o conteúdo que ele deve falar no Instagram.

 

4. Ofereça um suporte para a criação do conteúdo

Ainda falando do conteúdo do Influenciador digital, ao fechar uma parceria no Instagram, é de bom tom oferecer todo suporte durante a produção do conteúdo.

Não quer dizer que você irá controlar o que ele irá falar, mas ninguém entende mais da sua marca que você, então será de grande ajuda o seu auxílio e direcionamento a ele.

Pense sempre que o especialista na sua marca e nos seus produtos é você, não o influenciador.

 

5. Crie um bom relacionamento com os influenciadores que escolher

Toda parceria, seja ela comercial ou não, tende a dar mais certo com confiança de ambas as partes. Assim, é melhor que o relacionamento entre marca e influenciador seja cada vez mais próximo.

Antes do primeiro contato, siga o influenciador e consuma o seu conteúdo, interaja, veja se ele será um bom divulgador da sua empresa.

Coloque-se no lugar do seu cliente para tentar entender se o influenciador será um bom canal para levar a sua marca até milhares de pessoas.

 

6. Documente toda a negociação com o digital influencer

Não se esqueça que uma parceria no Instagram com um digital Influencer é uma relação profissional e deve ser tratada como tal. Para sua segurança, é importante deixar tudo registrado, desde conversas informais a e-mails.

Sempre que tiver um contato com o influenciador por telefone ou pessoalmente, não se esqueça de registrar tudo, para que ambos estejam cientes de todas as informações.

 

7. Faça um contrato e resguarde os direitos da sua marca

Pode parecer um processo burocrático para uma parceria no Instagram, mas um contrato formal com influenciador digital pode evitar muita dor de cabeça.

Deixe bem claro os termos de rescisão, o objetivo do contrato e a forma de comprimento do mesmo.

Isso será vital para o comprimento do combinado e da resolução de possíveis problemas.

 

8. Mensure os resultados da campanha

Por fim, depois de você analisar, escolher e colocar o influenciador para trabalhar, é preciso saber se está sendo viável para sua marca, afinal, ele está ganhando para chegar no seu objetivo.

Como em qualquer ação de marketing, é fundamental saber o que é preciso melhorar, entender se os resultados confirmam o esperado.

Para que você tenha um bom resultado, utilize duas estratégias:

  • Parametrize com o Google UTM todos os links que os seus influenciadores irão usar, assim você conseguirá mensurar o tráfego vindo a partir dele;
  • Fique atento as taxas das campanhas feitas pelo influenciador, o próprio Instagram consegue te entregar isso facilmente. Uma análise detalhada do alcance pago e orgânico, das interações e outros dados, vão te mostrar se está tudo indo como esperado.

 

A internet transformou os comércios e a forma com que as pessoas consomem os conteúdos. Aproveite essas dicas e faça uma boa parceria no Instagram com digital influencers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *