Como montar um Ecommerce de Sucesso: Dicas práticas e ESSENCIAIS

Dicas de como montar um Ecommerce de Sucesso 

Em tempos de empreendedorismo digital, é cada vez mais comum usuários se aventurarem nessa nova fase de liberdade. Muitas pessoas tem dúvidas de como montar um ecommerce de sucesso, e pensando nessa dor do mercado, aqui nós vamos dar algumas dicas para turbinar sua loja.

Com a ajuda da tecnologia é fácil abrir um ecommerce, e se você sempre quis ter o seu próprio negócio e vender os produtos pela internet, saiba que esse é o momento certo.

Porém, pelo fato de ser cada vez mais fácil montar um ecommerce, muitos usuários não possuem o conhecimento suficiente sobre esse assunto, e não conseguem prosperar no ramo (e a loja não vende!)

Mas, se você realmente quer ter um ecommerce de sucesso, tenho certeza que esse post te ajudará a chegar ao objetivo.

Vamos começar? =)

 

Como montar um ecommerce de sucesso

 

Escolha o produto certo

Antes de tudo, essa é a primeira decisão antes de se estruturar um ecommerce.

Para ter sucesso no comércio eletrônico, você precisa de três coisas: produtos de qualidade para vender, as habilidades para comercializá-los (vendas, marketing) e o desejo de sucesso (resiliência).

Veja abaixo algumas ideias de produtos para vender:

  • Moda
  • Livros
  • Eletrônicos
  • Informática
  • Suplementos
  • Eletrodomésticos
  • Artigos para pets
  • Casa e Decoração
  • Alimentos e Bebidas
  • Cosméticos e perfumaria

O ideal é começar com um ramo que você já tenha experiência, pois assim as chances de ter sucesso inicialmente são maiores.

Porém, se deseja partir do zero, procure um nicho pelo qual você se interessa e estude mais sobre ele, se existe demanda, se a margem de lucro será boa, etc…

Se tiver interesse, criamos um post ensinando como fazer pesquisa de mercado.

 

Público-alvo

Para definir um produto para vender, automaticamente você deverá conhecer muito bem o seu público-alvo. Isso está ligado diretamente ao passo anterior da escolha certa do produto.

Público-alvo é o público consumidor, e para estruturar bem a sua estratégia, você deverá criar uma persona, que é um tipo de cliente ideal para comprar/consumir seus produtos.

Explicamos a diferença entre público-alvo e persona nesse post, vale a pena dar uma olhada.

Para tornar um produto interessante e “sexy” você precisa estudar qual a dor no mercado atual, para que se torne o ”remédio” desse público consumidor, e tenha assim, um sentido lógico e emocional para os usuários comprarem de você.

 

Bons fornecedores

Fornecer qualidade aos clientes é o critério principal do seu ecommerce.

“A qualidade de todos os seus parceiros é cobrada de você, então tem que ser rigoroso. A gente quebrou muito a cabeça com isso no início. Em vez de fechar logo com o mais barato, vale a pena o esforço de uma seleção criteriosa”, Gorenstein, da Evino.

Portanto, procure estabelecer conexões com fornecedores de confiança logo no início do negócio. Essa é uma das chaves para o sucesso.

 

 

Conteúdo de valor

Você já deve ter notado que sempre escrevo sobre marketing de conteúdo, espero que isso se torne algo normal na sua vida, pois conteúdo de valor é essencial para qualquer ramo, independente se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte.

Antes de querer vender, eduque e gere valor para as pessoas.

O seu público-alvo precisa estar engajado com a sua marca. E pode ter certeza, que o seu público se sentirá mais confortável e propício a realizar compras se você publicar os modelos, dicas de como utilizá-los, curiosidades, depoimentos, etc…

Lembre-se: não faça apenas conteúdos comerciais, utilize suas redes sociais/blog para engajar e se aproximar das pessoas, é como se fosse um relacionamento, “fale o que eles querem ouvir”.

 

 

Automatize o máximo

Quanto mais otimizado for o seu tempo em relação ao marketing/operacional da loja, melhor será o seu desempenho na gestão empresarial e pessoal.

Automatizando os processos da sua nova empresa, você aumentará a sua produtividade, diminuirá os custos e conseguirá assim mais lucratividade.

Existem diversas ferramentas para automatizar processos, como o IFTTT, Zapier, etc..

Pode ter certeza que os empreendedores que souberam como montar um ecommerce de sucesso (e lucrativo), apostaram muito nisso..

Exemplo, você está ativo no Instagram? Você teria tempo para enviar mensagens de boas vindas, interagir com o seu público-alvo diariamente…?

Nesse caso uma boa tática é utilizar uma plataforma de Automação de Instagram, que realizará todas essas ações para você. (E o melhor, sem muito investimento!)

Automação é o futuro, não se esqueça disso.

 

 

Mantenha-se atualizado 

Assim como a tecnologia, o comércio eletrônico está em constante evolução. Todos os dias novas plataformas são lançadas, novos métodos, novos fornecedores..

Fique ligado para melhorar cada vez mais sua proposta de valor e a qualidade dos seus seviços.

Veja abaixo alguns links que podem ser úteis para você acompanhar diariamente:

 

 

Mostre o seu diferencial

 

GIF Diferencial de Como montar um ecommerce de sucesso

 

Como dito anteriormente, o mercado de lojas virtuais está crescendo cada vez mais, podem existir centenas, e até milhares de pessoas vendendo os mesmos produtos que você, todos os dias..

O que fazer para se diferenciar deles? Pense nisso!

Encontre uma forma de mostrar para os seus possíveis clientes o seu diferencial, tenha certeza que isso fará uma grande diferença nos resultados do seu negócio e você verá o caminho de como montar um ecommerce de sucesso.

Veja abaixo algumas ideias para implantar na sua loja:

  • Frete grátis;
  • Cartão fidelidade;
  • Programa de indicações;
  • Programa de afiliados;
  • Cupons de desconto;
  • Atendimento personalizado (inclusive nos finais de semana).

Uma boa ideia é mostrar o seu diferencial e a proposta de valor logo na capa do seu site, para ficar bem claro ao visitante o que sua empresa faz. Como por exemplo o site da Vindi:

 

Site da Vindi

 

Marketing

Ok, mas como os clientes vão te encontrar? É necessário fazer o marketing do seu ecommerce.

Mas como montar um ecommerce de sucesso, e em quais canais de marketing investir?

Geralmente em ecommerce, os empreendedores utilizam mídia paga: Google Ads e Facebook Ads.

Se você vende ou pretende vender pelo Instagram, a Automação de Instagram é um dos melhores métodos para isso. Confira aqui também um post completo ensinando como vender pelo Instagram.

É legal também apostar em uma boa estratégia de inbound marketing.

 

 

O ponto mais importante

Para sua loja ter sucesso você precisa definir isso. Antes de começar a comprar produtos para seu estoque, foque em validar se o produto realmente vai trazer lucro e se terá pessoas interessadas em comprá-lo.

Você pode optar por produtos de valor elevado (venda mais complexa), que terá uma margem de lucro maior.

Porém, as vendas podem demorar mais para acontecer devido ao alto valor.

Ou procurar por produtos de baixo valor, com margem de lucro menor. Só que para realmente “ganhar dinheiro”, você terá que vender em escala, ou seja, vender muitas vezes.

 

 

Resumindo..

Abrir o seu próprio negócio pode parecer difícil.. Mas se você adquirir os conhecimentos corretos sobre esse mercado tão inovador, pode ter certeza, você estará muito próximo do sucesso.

São vários passos e técnicas, mas é gratificante o resultado que isso trará para a sua vida pessoal e empresarial, a tão sonhada liberdade financeira.

Espero que esse breve resumo amplie a sua visão e assim você comece a desfrutar desse caminho emocionante e desafiador que é a vida de empreendedorismo digital.

Esse artigo estará sendo atualizado constantemente para que você saiba cada vez mais como montar um ecommerce de sucesso.

Então não esquece de compartilhar esse post e ficar de olho em nosso blog com mais dicas para turbinar seus negócios na internet.

Até mais! =)

 

Deixe um comentário