Como se destacar no mercado competitivo

Atualmente parece ter um concorrente a cada ”esquina”… E por isso as vezes pode parecer muito difícil saber como se destacar no mercado competitivo

Muitos empreendedores que recém começaram o seu negócio se deparam com uma situação nada agradável, e por conta disso, acabam desistindo dos seus sonhos e indo atrás de outros caminhos, já que para ele, o mercado não possui mais novidades e espaço.

A chave para o sucesso não depende se você é único no mercado ou existam dezenas no mesmo setor, a chave para o sucesso é a posição e a atitude que você toma quando encontra dificuldades como essa.

O porquê de isso acontecer é que estamos acostumados com a forma como vamos levando os nossos negócios.

Mercado saturado é a desculpa de muitos empreendedores que tentam aparecer mais no seu nicho. Entretanto, será mesmo que esse motivo é aceitável?

Será que a culpa é mesmo do momento em que vivemos ou são de padrões mentais, criado por nós mesmos?

Procurando ser o mais imparcial possível, mas também visando explicar melhor essa situação, por que ela ocorre e o que fazer para saber como se destacar no mercado competitivo, fizemos esse artigo completo para você. Aproveite!

 

Aprender a como se destacar no mercado competitivo hoje te trará muitos frutos amanhã!

 

Mercado altamente saturado

O que muitos empreendedores reclamam é que suas ideias não podem ser postas em prática, já que muitos concorrentes estão colocando as suas e não estão conseguindo ter mais êxito.

Por que isso acontece?

Será mesmo que o motivo é a saturação do mercado?

Achamos que não! A forma como você se coloca em termos negociais, sim, pode influenciar e muito no momento certo.

Desde que você nasceu, você constituiu ao longo de sua vida um padrão mental de sucesso. Esse padrão foi mudado ao longo dos anos.

Por que estamos falando de padrão mental?

Pois é preciso modificar conceitos para aprender a como se destacar no mercado competitivo e ter mais lucro para o seu negócio.

Uma coisa deve ser dita e nós vamos dizer com base no site do Agendor:

Encontrar um mercado sem concorrência nenhuma não é a chave para o sucesso total, mas sim, como VOCÊ vai definir a posição que sua empresa pode ocupar nesse mercado.

É preciso mudar mais uma vez o padrão mental e aprender a como se destacar no mercado competitivo de forma mais efetiva.

 

Seja “único”

Então vamos falar um pouco sobre competitividade. O que seria isso? Ser competitivo para muita gente é chegar chegando e quebrando todos os paradigmas, sendo super inovador, super criativo, ou seja, o único a ter uma ótima ideia.

A coisa não é bem assim!

De fato, ser uma Amazon da vida quando o assunto é comércio de livros e outros artigos, é muito difícil, não é?

Nós vamos dizer para você que em partes, sim. Mas ninguém precisa ter as super qualidades acima para se manter no mercado competitivo.

O que realmente é necessário é que você tenha uma coisa chamada: desprendimento.

A Amazon está aí para qualquer pessoa copiar, mas você, não. Você tem que procurar uma brecha em que possa entrar e se fazer.

Há muitas Startups aparecendo por aí, mas será que se manter nesse mercado não requer muito mais do que uma ideia super inovadora?

Existem muitas lojas de livros virtuais aqui no Brasil e a Submarino e Saraiva são duas delas. E são bem-sucedidas naquilo que fazem, mesmo que a Amazon esteja por aí.

Encontre essa brecha no mercado e preencha. Você pode oferecer um serviço de excelência, um produto bem conceituado, ou você pode ainda oferecer o mesmo, mas de forma mais criativa.

Foque em conforto, segurança e conectividade, por exemplo, e já vai estar suprindo a necessidade do cliente atual.

E por falar em cliente…

 

Mantenha o foco no cliente

Uma coisa nós percebemos quando viajamos e temos contato com outros países: os empreendimentos têm uma cultura focada no cliente.

Para aprender a como se destacar no mercado competitivo é preciso isso: focar!

Como assim???

Temos diversos tipos de pessoas que procuram oportunidades exatamente onde o mercado está saturado.  Por que isso acontece?

Porque eles investem no cliente em primeiro plano e nos serviços agregados. Eles enxergam que mesmo que haja muita concorrência dentro deste plano, muito ainda há para fazer e construir.

Em sua cartilha não há desculpas como: recessão, crise e etc. Eles buscam pela excelência em primeiro lugar.

E isso é a criação de uma cultura que vai muito mais além do que a prestação de um serviço qualquer ou venda de um produto X.

Focar no cliente e suas reais necessidades é uma maneira de como se destacar no mercado competitivo de forma mais rápida.

 

O preço!

O preço tem sido muito disseminado ao longo dos anos em termos de empreendimento. Os grandes negociadores achavam que o preço deveria ser condizente com a situação financeira pela qual passava o cliente.

Mas o que nós enxergamos?

É que mesmo que sua situação financeira não seja das mais favoráveis, você não deixa de comprar.

Pois isso se resume a lei do consumo e as pessoas não vivem sem consumir produtos ou serviços. Por isso um preço razoável e altamente atrativo é o ideal.

Não é preciso baixar o preço para reter clientes, é preciso, sim, trabalhar um valor que possa ser utilizado pelos seus prospects.

Baixar exaustivamente o preço não vai te ajudar em como se destacar no mercado competitivo, na verdade, vai te colocar no mesmo patamar que sua concorrência. E como tudo o que você quer é diferenciação, então o melhor mesmo é saber o que fazer nesse caso…

Deixe de competir por preço!

Lojas de maquiagem, por exemplo, estão inovando em serviço em todo o Brasil e no mundo. Elas proporcionam uma experiência única para o cliente desde o momento em que eles entram em suas lojas.

Essas mesmas lojas preferem que o cliente pague o preço justo, para as duas partes envolvidas. E investem em serviços de ponta para marcar sua diferenciação.

São formas de como se destacar no mercado competitivo de maneira mais realista.

Em termos de concorrência sempre vai haver empresas que praticam preços mais baixos do que os da média, mas será que essas mesmas companhias sabem oferecer um algo a mais para sua clientela?

Seja um especialista na sua área e não se destaque pelo preço e sim pelo seu conhecimento.

 

Quando é preciso agir?

Para uma empresa que está começando, ou ainda uma empresa que já está no mercado há muito tempo, é preciso que se saiba quando agir e como.

Com certeza para aprender como se destacar no mercado competitivo você precisará de investimentos na área.

Mas que investimentos são esses?

Principalmente em serviços de ponta. Os clientes gostam de um atendimento exemplar, de agilidade e gostam de entrar em um ambiente onde possam acessar a internet, por exemplo.

Tudo isso pode e deve ser oferecido para ele de forma a agregar mais valor àquilo que você está ofertando.

E quando falamos em investir, falamos de investimentos de ordem correta, não apenas grandes aplicações.

Existem alguns fatores que influenciam na sua competitividade segundo o site Intelliplan. Veja abaixo:

 

  • Capacidade de inovar;
  • Produtos e serviços que tenham qualidade declarada;
  • Diferenciais em termos de comércio;
  • Capacidade de produção e também de entrega do produto ou serviço;
  • Ações de marketing.

 

Se você tem uma empresa e quer se destacar no mercado de muita competição, você precisa saber quais investimentos deve fazer. Nesse caso, o mais provável é que você aplique naquilo que dê muito mais resultados do que em investimentos supérfluos para dar status.

 

Conhecimento de campo

Por que conhecer o mercado é tão importante? Porque para se destacar em meio à multidão você precisa saber exatamente o que seus concorrentes estão fazendo de bom e transformar essa ideia em uma melhor.

Conhecer a concorrência e suas nuances…

Como assim? Saber o que estão construindo em termos de diferenciais competitivos.

Lembra que falamos no início do artigo para que você ache uma brecha em que possa ser inserido? Pois bem, é realmente isso aí.

Você vai procurar não pelo que os concorrentes fazem de igual, mas sim pela diferenciação do padrão.

E, ao mesmo tempo também é necessário saber como andam seus clientes.

 

Parcerias são boas?

Sabe aquele ditado em que “Em terra de cego quem tem olho é rei?” Pois bem, quando você estabelece parcerias você fica mais forte. É como se muitos falassem uma mesma voz.

Mas lembre-se: não estamos aqui falando de se agregar a outra loja para pré-estabelecer um preço X, mas sim de manter padrões mais positivos em termos de serviços.

Sozinha sua empresa pode até chegar a algum lugar, mas, com certeza, não irá muito longe.

Então, faça suas parcerias com base em responsabilidade e inteligência de mercado. Ela vai precisar ser muito estudada antes que seja concretizada.

Se você for investir nisso, e você deve, vai saber o quanto o poder do grupo satisfaz os seus interesses mercadológicos mais urgentes.

 

Gerar o novo

Gerar novos negócios é muito importante quando o assunto é como se destacar no mercado competitivo. Por quê? Pelo simples motivo de você não ficar parado esperando que caia uma oportunidade nova do céu sempre que você tem dificuldades.

Um exemplo disso são empresas que começam suas atividades vendendo produtos, por exemplo, e depois englobam serviços de ponta, ou ainda empresas que inovam em termos de percepção de mercado.

Veja o caso da Quem disse, Berenice? Essa empresa faz parte do grupo Boticário e foi mais uma inovação da marca para jovializar o produto final.

Foi uma bela aposta, pois a loja conta com produtos voltados para o público mais novo e corresponde a 10 lojas no Brasil e algumas em Portugal.

Você deve estar falando: é pouco!

A marca ultrapassa hoje a faixa dos 15% de lucro e vem se mantendo ao longo dos anos, ou seja, é um grande exemplo de inovação.

Sempre esteja se movimentando. Nunca fique parado esperando por uma oportunidade que pode muito bem não vir se você não arregaçar as mangas.

Outro exemplo de inovação que podemos citar é a Apple. Essa empresa passou por altos e baixos até que uma mente brilhante como Jobs a pusesse em um patamar de êxtase.

Hoje os produtos da Apple são disputadíssimos em todo o mundo e ele conta com faturamento de mais de 11 bilhões de dólares.

O que ela fez?

Buscou parcerias, inovou, modificou o produto final várias vezes em diversos anos e apostou em atendimento rápido e de ponta.

Esses exemplos são formas de fazer com que você possa ver o quanto gerar o novo sempre que puder é essencial.

 

Veja também: Como montar um ecommerce de sucesso

 

Foque na qualidade e não na quantidade

O seu foco nunca deve estar na quantidade. Porque quando você foca na quantidade esquece que às vezes o muito que você está enfatizando nem tem tanta expressividade no fim das contas.

Como assim?

Experimente focar em preços baixos para vender muito de um produto Z, por exemplo. Você pode até atingir números grandes, mas com certeza vai perder em qualidade.

Lembre-se de uma coisa: o cliente, quando busca por um produto ou serviço, quer saber o que ele recebe de bom nessa relação.

O interessante mesmo pode ser um atendimento exemplar ou pode ser qualquer outra coisa que tenha relação com o seu diferencial competitivo.

O importante é saber que qualidade não está relacionada à quantidade única e exclusivamente. Ela engloba muito mais do que isso.

Então, foque na qualidade dos produtos e serviços e verá que seu destaque está nisso e não em outro ponto qualquer.

Para finalizar o artigo, vamos dar uma dica.

Hack:Analise as ações da sua concorrência com frequência e nunca se esqueça que com o passar dos dias algo novo sempre surge. Verifique se essa novidade lhe é viável e faça as mudanças para transformá-la em realidade.

 

Gostou do que leu? Então compartilha nas suas redes sociais para que um número maior de pessoas possa ler o artigo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *