Como tirar fotos para loja virtual que vendem MAIS [Simplificado]

Aprenda hoje mesmo como tirar fotos para loja virtual

Você possui uma loja online ou está pensando em montar uma? Quer tirar fotos de qualidade dos seus produtos mas não sabe por onde começar? Então leia até o final e aprenda de uma vez por todas como tirar fotos para loja virtual, fazendo com que as suas vendas disparem.

Quando abordamos o assunto de vendas online, poucas coisas são tão importantes quanto as fotos dos seus produtos.

Marcar presença é um requisito essencial para as empresas de pequeno, médio e grande porte.

Pensando por esse lado vale sim a pena dedicar um pouco do seu tempo às fotos.

O valor percebido de seus produtos e a confiabilidade da sua marca costumam ser julgados com base na qualidade da sua apresentação visual. Isso significa que a fotografia de produtos de alta qualidade pode ser um caminho para o sucesso do ecommerce.

Sabemos também que por estar iniciando nessa área agora, muitos donos de ecommerces não conseguem investir em estúdios profissionais para fotografar os produtos. Nesse artigo dou uma dica para você montar o seu próprio estúdio DIY, sim, você irá aprender a tirar fotos atraentes de forma prática e sem muito custo.

Você nem precisa de uma câmera de última geração, a maioria dos smartphones modernos pode fazer o trabalho. Acredito que até mesmo esse que está no seu bolso 🙂

 

É comprovado!

Uma pesquisa feita pela ”Internet Retail Conference & Exhibition”, relatou que cerca de 75% dos entrevistados consideraram a característica mais crucial para compras online, ser a alta qualidade das imagens dos produtos.

As fotos estão se tornando a “linguagem universal” dessa nova era.

Pelo fato do tempo de todos os usuários das redes sociais serem corridos, o que chama atenção e cria curiosidade, é uma foto de qualidade. Você sabe disso como ninguém.

Quando você está no feed ou no explorar do Instagram, o que te chama atenção? O que te faz clicar na imagem e saber mais sobre? A imagem nítida e atraente, não é mesmo?

Por que com a sua empresa seria diferente?

Com apenas uma imagem você pode gerar centenas de vendas e clientes fiéis a marca.

Mostrar seus produtos em uso ajuda também os clientes a visualizarem a si mesmos, tornando-os mais propensos a comprar

Separei métodos incríveis de como tirar fotos para loja virtual, acompanhe:

 

Usando seu telefone como uma câmera

 

Como tirar fotos para loja virtual

 

A maioria dos smartphones no mercado vem equipados com ótimas câmeras. Se você é um dos muitos consumidores que comprou um desses dispositivos, então você tem uma alternativa de alta qualidade na ponta dos seus dedos!

Seja qual for o smartphone que você escolher usar para realizar as fotos, certifique-se de que seu dispositivo tenha foco automático e a quantidade máxima de megapixels possível.

 

Técnicas para realização das fotografias:

 

1- Foco

O foco é um dos elementos mais importantes da fotografia.

Uma foto fora de foco (a menos que feita com efeito proposital) dificilmente agrada quem a visualiza.

Os focos podem ser realizados de forma manual ou automático.

 

2- Resolução

Tamanho/ resolução forma uma parte muito importante no ambiente do ecommerce.

Imagens precisam ter resolução adequada; elas não devem ser grandes demais para levar muito tempo para carregar; nem muito pequena que não seja possível a visualização para um comprador em potencial.

O tamanho ideal para as redes sociais:

Instagram: 1080 x 1080 pixels;

Facebook: 940 x 788 pixels.

 

3- Cores

Cores opacas, desbotadas ou até mesmo muito brilhantes podem estragar as imagens do produto.

Desde então, é fator vital para mostrar aos seus clientes os melhores detalhes do produto que pretendem comprar, para isso é possível utilizar recursos de retoque de fotos, ajudando a corrigir o esquema de cores (contraste, luz, sombra) e torná-lo mais equilibrado.

 

4- Fundos

Um fundo branco liso é considerado o melhor, fazendo com que o produto se destaque, tornando-o mais atraente. Impedindo assim possíveis distrações.

No entanto, ás vezes você pode ter algumas imagens de produtos com um segundo plano diferente.

Mas deixando sempre o produto em destaque.

Você pode criar seu próprio cenário facilmente usando uma folha, papel laminado, uma placa de espuma ou uma parede.

 

Nesse vídeo você aprende a montar o seu estúdio (Light Box) no estilo “faça você mesmo”.

 

5- Iluminação

Se você não conseguir montar o seu estúdio, utilize a luz natural para fotografar os seus produtos.

A luz natural funciona muito bem para qualquer tipo de foto e é recomendável usá-la sempre que possível.

Quanto mais próximo estiver e maior for a janela, mais suave será a luz.

 

 

 

6- Apps para edição

A ideia de aprender como tirar fotos de produtos para loja virtual é justamente não precisar ter muito trabalho com a edição posteriormente.

Quando você estiver satisfeito com a imagem final, é hora de retocá-la. Se você fotografou seu produto corretamente, com uma exposição adequada em um fundo neutro tudo ficará mais simples. E nesse caso você já aprendeu como tirar fotos para loja virtual 🙂

Separei dois apps para edição que são super intuitivos:

 

 

PIXLR

Editor de foto Pixlr

Bem parecido com o Photoshop. Possui menos recursos mas oferece boas ferramentas para deixar as fotos lindas. O PIXLR transforma todos os dispositivos móveis em uma ferramenta completa de edição de fotos, funciona melhor para ajustes simples até as edições mais criativas. Agora você pode editar suas fotos de onde estiver.

 

Fotor

Fotor como tirar fotos para loja virtual

Opções para editar e corrigir fotos, fazer colagens e criar ilustrações. Pode também ajustar cores, aplicar filtros, recortar fotografias e usar modelos prontos para as redes sociais.

 

 

BÔNUS: 5 Dicas infalíveis:

 

Fotografia Antiga

 

 

Fotografar produtos é bastante divertido… nas primeiras vezes, é claro. Mas convenhamos, tirar muitas fotos de vários ângulos diferentes e selecionar as melhores consome muito tempo. Quando sua loja estiver em funcionamento, você precisará gastar menos tempo escolhendo fotos e muito mais trabalhando na gestão da sua empresa. Se você tiver um padrão de fotos, as fotografias se tornarão uma tarefa mais fácil.

Aqui está uma sugestão de passo a passo de como tirar fotos para loja virtual e otimizar o tempo:

 

1- Aumente o zoom

Usando o modo macro, se a sua câmera ou smartphone o tiver, aumente o zoom na textura do seu produto para que os compradores possam ver a qualidade do mesmo.

 

2- Imagem em escala

Mostre o tamanho do produto em relação a um objeto comum, como uma moeda, smartphone ou porta, ou até mesmo uma pessoa. Mostrar o produto em uso, por exemplo, em uma mão ou em um manequim, é ótimo para mostrar a escala.

 

3- Lado reverso

Permita que os clientes vejam as partes de trás ou de baixo do produto – mesmo que raramente seja visto quando o produto estiver em uso. O objetivo é replicar o que eles veriam se estivessem olhando para ele pessoalmente. Se os seus itens são costurados, encadernados ou acabados no verso, pode ser um forte indicador de qualidade.

 

4- Gama de cores

Mostre seu produto em um grupo com cores ou estilos variados, ou ao lado de itens semelhantes. Tente mostrar a embalagem real que eles receberão – especialmente se você tiver uma caixa ou embalagem semelhante a um presente . Isso ajuda as pessoas a imaginar o recebimento do pacote e pode dar a elas um empurrão extra que precisam para clicar em “efetuar compra”.

 

5- Instagram

 

Como tirar fotos para loja virtual e Instagram

 

Depois de aprender como tirar fotos para loja virtual, é hora de distribuir essas fotos nos canais certos! E para vendas online, o destaque do momento é o Instagram.

Já são milhares de empreendedores que vendem através dessa rede social, e o melhor de tudo: O foco do Instagram são fotos de qualidade, mais um motivo para você postar as fotos dos seus produtos também por lá 😉

Se quiser uma ajuda, criamos um guia completo sobre o melhor método para lojas virtuais venderem mais pelo Insta: A Automação para Instagram.

 

Conclusão

Como qualquer outra coisa, existe limitações com o estilo “faça você mesmo”. A maioria das pessoas conseguem tirar ótimas fotos em um único ambiente de luz, com as estratégias de luz de janela naturais discutidas anteriormente. No entanto, fotografar produtos mais complexos (produtos claros ou refletivos) requer uma configuração de estúdio profissional e um profundo conhecimento técnico da fotografia.

Se você atingiu suas limitações, chegou a hora de contratar um fotógrafo profissional de produtos. É um investimento que vale a pena, já que você viu que fotos de produtos com qualidade tem maior chance de conversão.

Agora que já aprendeu várias técnicas de como tirar fotos para loja virtual, é hora de colocá-las em prática… Se você utilizar esses métodos, ou tiver qualquer dúvida, comente a sua configuração e uma foto final do produto. Adoraria acompanhar os resultados e a evolução.

Bons testes e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *