Como vender pelo WhatsApp + Dicas para alavancar suas vendas HOJE

Já pensou em ganhar MUITO dinheiro com o seu negócio apenas vendendo pelo WhatsApp? Sabemos que é um aplicativo poderoso, e por isso fizemos um passo a passo de como vender pelo WhatsApp mesmo que você não seja um expert em Marketing Digital, não esqueça de ler as dicas extras no fim do texto.

como vender pelo Whatsapp

Porque você precisa começar a vender pelo WhatsApp hoje!

Esse aplicativo possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, ele possui mais usuários que o Facebook, Linkedin e Instagram, por exemplo.

Mesmo com todo esse potencial, poucas empresas sabem como vender pelo WhatsApp. É preciso explorar da maneira certa o aplicativo, já que ele é mais fácil de ser usado que outros canais, como o email por exemplo. Como todo mundo utiliza o app, você estará mais próximo do seu cliente e com a chance de obter uma resposta mais rápida.

 

Como gerar contatos para a sua lista do WhatsApp

Você pode estar pensando, ‘Como vender pelo WhatsApp se eu tenho poucos contatos?’ Pensando nisso, montamos um passo a passo para você aprender a gerar contatos para a sua lista:

 

  • Faça a captação de contatos através das redes sociais

Use o seu CRM para extrair seus dados, peça ao seu cliente para preencher um formulário ou faça uma campanha de leads. O Facebook já possui um anúncio próprio para isso, você pode fazer campanhas para obter o número de telefone das pessoas.

  • Peça autorização para pegar o número dos seus clientes

Uma forma simples de como vender pelo WhatsApp, é pedindo diretamente ao seu cliente o número dele. Nunca envie mensagens sem a autorização do seu prospecto, deixe bem claro porque você está pedindo o seu número.

Convença-o dizendo que esse é mais um canal de contato com a sua empresa, que você não vai divulgar spam e nem encher o aplicativo dele de mensagens, é mais um canal de comunicação.

  • Organize os seus contatos

Ao adicionar o seu cliente no WhatsApp, coloque tags ou informações em cada um deles, para que seja mais fácil procurar por cada pessoa. Se você trabalha em uma loja de jóias por exemplo, escreva o contato junto ao último produto comprado pela pessoa.

Exemplo: Maria – brinco de prata, Carla – pulseira de ouro.

Dessa forma você vai saber o que oferecer na próxima venda e será mais fácil fazer o seu pós-venda, falaremos disso mais a frente.

  • Crie listas de transmissão

Algumas pessoas confundem as listas de transmissão com os grupos, e por isso acabam não sabendo como vender pelo WhatsApp.

Na lista de transmissão cada pessoa recebe uma mensagem de maneira privada, apenas ela pode ver. Mesmo você enviando uma mensagem para todas as pessoas da lista de transmissão.

Já no grupo, você envia uma mensagem e todas as pessoas veem juntas, criando-se uma espécie de sala de bate-papo.

Você não precisa escolher entre as duas formas de envio, apenas utilize as duas da maneira correta.

 

Como vender pelo WhatsApp em 5 passos

Agora que você já sabe as melhores formas de captar contatos para a sua lista, veja a seguir 5 passos que vão te ensinar de uma vez por todas como vender pelo WhatsApp.

1- Produza conteúdo

Assim como em qualquer canal de divulgação, é importante não ser aquela empresa que só fala com o cliente para vender. Criar engajamento através de vídeos, fotos ou outros conteúdos, é essencial para manter o relacionamento com o cliente aquecido.

Uma boa estratégia é fazer um pequeno resumo do último post do seu blog e enviar com o link para o seu cliente. Ou então mostrar um vídeo de um dos lançamentos da sua loja, com benefícios do produto.

Mas o ideal é não exagerar, sempre dosando a quantidade e entregando valor.

Nada de enviar conteúdo vazio, antes de saber se o conteúdo é realmente bom para ele, pense no quanto de valor o cliente vai enxergar na sua mensagem. Estude o comportamento da sua persona e perceba a melhor periodicidade para o envio de conteúdo.

 

2- Envie promoções

Essa é a estratégia mais lógica, provavelmente você já faz uso dela.

As empresas que possuem sucesso em vendas pelo WhatsApp, enviam promoções da maneira certa e no tempo certo.

Não envie todas as suas promoções pelo aplicativo, use o gatilho mental da exclusividade e separe algumas promoções apenas para esses contatos, divulgue antes para eles, mostre ao seu cliente que ele só está em sua lista de transmissão, porque ele é especial.

Não envie textos longos sobre as promoções. Aplique curiosidade no seu texto e coloque um link direcionado para o seu site.

Uma outra dica que te ensina como vender pelo WhatsApp, é deixar aberto um canal de comunicação com o lead, deixando livre para opinar sobre o seu negócio. Essa é a oportunidade de você ouvi-lo e criar promoções baseadas em seus interesses.

 

3- Divulgue os links para suas landing pages

Todo empreendedor que deseja ter muito sucesso em vendas, usa landing pages para captar leads.

Faça um bom texto para chamar a atenção do cliente e indique o link para a landing page.

Mas você deve estar pensando na razão de divulgar uma landing page para um cliente que você já possui o contato… Pois bem, isso vai gerar valor, ele vai receber uma recompensa em apenas um clique, pouquíssimas lojas entregam valor dessa forma.

Não se esqueça de caprichar na recompensa, seja um ebook, um infográfico, entregue algo que seja realmente relevante para ele.

 

4- Crie uma comunidade (Grupo)

Explore a necessidade humana de participar de uma comunidade exclusiva. Todas as pessoas buscam fazer parte de grupo vencedores, grupos que poucos tem chance de participar.

Crie um grupo e depois que tiver o contato do cliente, desperte o interesse dele para entrar no seu grupo. Use essa estratégia para interagir com o cliente e vê-lo interagindo com outras pessoas, é uma ótima oportunidade de observar o seu cliente falando dos seus produtos, sugerindo ideias e até dando informações sobre a concorrência.

 

5- Faça o seu pós-venda por WhatsApp.

O pós-venda é parte fundamental da sua venda, quem aplica essa estratégia sabe que o retorno é incrível. E se você quiser aprender como vender pelo WhatsApp, saiba que o pós-venda pode ser feito no próprio aplicativo.

Após ter certeza que o cliente já recebeu o produto, envie uma mensagem amigável para ele, perguntando como foi a venda. Se possível, envie um pequeno questionário para você poder mensurar o resultado de toda a sua estratégia.

Nós do Negociar fazemos todo o processo de suporte e pós-venda pelo WhatsApp, tudo isso para conseguir proporcionar cada vez mais facilidade e se aproximar dos clientes. A grande vantagem é que você vai ter em um único lugar todas as informações sobre ele, e pelo WhatsApp, o cliente não vai precisar entrar em outro aplicativo para responder, como é no caso do email.

Dicas extras

 

  • Como criar link do WhatsApp para enviar pelo direct do Instagram

Para você vender muito pelo WhatsApp, você pode captar contatos pelo seu próprio Instagram, de forma bem fácil. Vamos te ensinar como enviar links que ao clicar, as pessoas vão cair diretamente no seu WhatsApp.

Copie o seguinte link http://api.whatsapp.com/send?phone=55000000 e na sequência de zeros, troque pelo número do seu WhatsApp. Não se esqueça de colocar o DDD + o seu número completo.

Pronto, agora você já pode divulgar o seu link do WhatsApp no direct, uma boa estratégia é você enviar mensagens de boas-vindas aos seus seguidores e já informar que existe um atendimento exclusivo por WhatsApp.

Outra opção é você já deixar o link do seu WhatsApp na sua bio, para isso, você deve usar um site chamado linktree. Ele ajuda as pessoas que querem divulgar muitos links de uma só vez pela bio do Instagram. Algumas pessoas aproveitam essa oportunidade para divulgar o link da loja virtual, o link do blog, link de promoções e o link direto para o WhatsApp.

Para que o seu cliente tenha a melhor experiência possível, você pode encurtar o link do WhatsApp, antes de enviar para ele. Basta entrar no Bitly e colocar o seu link. Ficará mais fácil de ver e vai poluir menos a visão de quem irá clicar.

 

  • Como usar o WhatsApp Web?

Usar o WhatsApp no computador é bem cômodo quando você está em um escritório, por exemplo. No computador você já fica próximo da suas outras tarefas e não precisa pegar o celular toda hora.

O processo é muito simples, com o seu smartphone, você irá escanear o QR Code que o site do WhatsApp Web vai oferecer, e dessa forma você vai ter acesso ao aplicativo na tela do seu computador.

 

  • Utilize o WhatsApp Business

Uma das últimas e melhores atualizações do WhatsApp para as empresas, é o WhatsApp Business. Agora você pode diferenciar uma conta empresarial de uma conta pessoal.

Você pode colocar informações relevantes como a descrição do seu negócio, endereço, email e site. Outra função importante é a facilidade de responder os clientes com a ferramenta de respostas instantâneas, você pode criar mensagens para as dúvidas mais comuns e elas são automaticamente enviadas após o primeiro contato.

Ainda tem a notificação de ausência, caso você não possa atender no momento ou até indicar o horário que o responsável por atender o WhatsApp estará disponível.

Clique aqui para baixar o APP WhatsApp Business para Android.

 

Curtiu essa excelente estratégia para alavancar as suas vendas? Continue acompanhando nossos conteúdos, podemos te ajudar a enriquecer rápido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *