Como escolher as melhores hashtags para Instagram

O texto de hoje vai ajudar muitas pessoas solucionando uma dúvida comum, vamos falar tudo sobre o uso das hashtags.

Você vai aprender dicas fáceis de aplicar, mas que serão muito úteis para você usar as melhores hashtags para Instagram.

Separamos 6 dicas principais e 3 alertas para você, assim você terá em mãos um verdadeiro manual para seguir. Por isso, não perca essa leitura, com certeza ela vai mudar a sua forma de usar hashtags em suas publicações.

Entrar em qualquer postagem no Instagram e ver muitas hashtags já é algo comum, estamos totalmente acostumados. Seja uma hashtag comum ou uma específica que você nunca viu, ela está sempre lá.

Mesmo sendo amplamente usada, muitas pessoas não sabem o seu real valor. Não sabem que as hashtags podem ser usadas de forma estratégica.

Se você ainda não aproveita essa ferramenta para aumentar o seu tráfego ou reconhecimento da sua marca, você precisa ler as próximas dicas.

 

Afinal, pra que serve as hashtags?

Hashtag vem do nome tag, que em inglês significa etiqueta. Ou seja, sua principal função é etiquetar os conteúdos por categorias. As hashtags vem sempre acompanhadas de um termo, criando uma espécie de link nela. Seja no Instagram ou em outras redes sociais, clicando nesse link, você terá acesso a outros conteúdos da mesma categoria.

A visibilidade de um post depende do quanto ele é procurado, quanto mais popular a hashtag, mais views ela receberá. Mas como conseguir ranquear uma hashtag para ela aparecer logo de cara no feed do usuário?

Para você conseguir isso, vai depender de alguns fatores, os principais são:

  • Data da publicação;
  • Popularidade da página;
  • Engajamento do post.

De certo modo, é possível descobrir algumas oportunidades de negócio com essa ferramenta, comparando com as palavras chaves do SEO, que aumentam o tráfego para o seu blog, as hashtags podem gerar mais interação para as suas publicações.

 

Existe um limite de hashtags no Instagram?

Sim, o máximo de hashtag por posts são 30, mas isso não quer dizer que você deve usar todas elas. O ideal é que você use entre 10 e 15 hashtags, e é importante que elas estejam relacionadas ao seu perfil e a postagem em questão. Não desperdice a chance de atrair o seu público postando hashtags de um nicho que não tenha nada a ver com o seu.

 

Como usar as melhores hashtags para Instagram de forma estratégica?

Depois de alguns testes, separamos 6 passos para você usar as melhores hashtags para Instagram. Confira:

 

#1. Use apenas hashtags relevantes

Antes de tudo, você deve usar apenas hashtags que façam sentido para o seu público, ou seja, elas devem ser relevantes para eles a ponto de conseguirem achar o seu post. Isso quer dizer que não adianta sair colocando hashtag de todo tipo em suas fotos achando que receberá tráfego de todos os públicos.

Mas quando você tem um planejamento, você sabe que o mais importante é atingir o público certo, atraindo essas pessoas, elas irão se interessar de verdade pelo seu conteúdo. Sem contar que o Instagram pode penalizar perfis que usam hashtag sem ligação alguma com a foto. Sabia dessa?

 

#2. Aposte em hashtags do seu nicho

Usar hashtags genéricas é até normal, mas não encha a sua publicação apenas com elas. Falamos isso porque dessa forma será muito mais difícil você conseguir atingir o seu público ideal, essas hashtags são muito concorridas, já que muitas pessoas as usam, assim o seu post permanecerá pouquíssimo tempo na página de busca.

Vale a pena apostar em hashtags mais específicas, como relacionadas a foto em questão, assim você terá uma concorrência muito menor e mais facilidade para aparecer nas primeiras posições nas buscas.

 

#3. Varie as suas hashtags por posts.

É bem comum as pessoas acharem um grupo de hashtags muito bom, que atrai muitas pessoas para o seu perfil e usar em todas as fotos, não faça isso. É um ótimo trabalho encontrar as melhores hashtags para Instagram, mas o app não vê com bons olhos a repetição delas em todos os posts.

Isso pode parecer uma atividade robotizada, você corre o risco de ser penalizado.

Sempre que possível, varie o grupo de hashtags que você utiliza em cada post, isso não quer dizer que você precise usar todas as hashtags diferentes em todos os posts, mas variar o grupo, para que não seja 100% igual em todas as fotos. Uma boa dica é você pensar no tema da foto ou vídeo que você está postando e escolher hashtags de acordo com ela, assim você já começa algumas delas, construindo grupos certos de hashtags para fotos certas .

 

#4. Aposte nos similares

Por serem links fechados, as hashtags não conseguem absorver os termos similares a elas, como o Google, por exemplo. E isso é um ponto a seu favor, porque dessa forma você consegue utilizar hashtags similares, sem que sejam exatamente iguais. Se você usa #marketingdeconteudo, vale a pena usar #marketingeconteudo.

 

#5. Fique de olho na sua concorrência

Como em todo negócio, estudar a concorrência é muito importante, por diversos motivos. Por isso, reparar nas hashtags que os seus concorrentes estão usando é uma ótima ideia, pois você conseguirá ter ideias e observar como ele atrai público para os posts.

 

#6. Use a barra de pesquisa do Instagram

Uma aliada importante na hora de encontrar as melhores hashtags para Instagram é a barra de pesquisa do Instagram. Acessando-a, você pode digitar uma hashtag e o próprio app vai sugerir outras opções e você pode ver ainda o número de publicações onde ela foi usada.

 

3 Erros comuns na hora de escolher hashtags

Como falamos anteriormente, o uso das hashtags ainda é feito de forma amadora no Brasil, por isso quem usar da forma correta pode se destacar.

A maioria dos perfis com alto engajamento, conseguiram tais números após encontrarem as melhores hashtags para Instagram. Mas até acertar tiveram muitos testes e erros, vamos falar de 3 deles agora.

 

  • Não usar hashtags de localização

As hashtags por localização conseguem atrair seguidores locais para as suas publicações. Essa estratégia funciona perfeitamente para qualquer tipo de negócio, pois você pode focar em direcionar o seu post para um determinado local. Se o seu negócio é um petshop, além de usar hashtags desse tipo: #petshop #petlovers #meupet, use também, #petshopemsp #petshopemcotia.

 

  • Não analisar as hashtags dos influenciadores do seu nicho

Todo nicho tem influenciadores que acabam ajudando bastante qualquer negócio, eles podem ser pessoas ou empresas grandes, é importante estar sempre atento as postagens deles, assim como os seus concorrentes.

Se diferentes influenciadores publicam conteúdos semelhantes aos da sua empresa, você pode analisar as hashtags usadas em cada post e as que estão performando melhor. Dessa forma, além de você encontrar as melhores hashtags para Instagram, você vai ter insights para achar novas hashtags.

 

  • Adicionar hashtags depois de ter publicado

Pouquíssima gente sabe disso, mas é fundamental adicionar as hashtags antes de apertar o botão de publicar. O Instagram compartilha o seu conteúdo em tempo real, adicionar as hashtags depois de ter publicado elimina a oportunidade de que o conteúdo apareça em diferentes buscas.

Se você é daqueles que esquece as hashtags na hora de publicar e depois gosta de editar a publicação adicionando-as, crie as suas listas de hashtags e deixe-as salvas. Além de você saber que elas estão divididas em diferentes grupos, você poderá apenas copiar e colar na hora de publicar.

 

Ferramentas para encontrar hashtags

Encontrar as melhores hashtags para Instagram dentro do próprio app é importante mas existem algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho. Algumas dessas ferramentas são gratuitas e estão disponíveis para serem usadas, como o Web.stragram e o Keyhole, que são ótimas opções para a busca de hashtags pelo computador. Mas se você busca um app que pode ser usado no próprio smartphone, o Magnify é a melhor opção, mas infelizmente está disponível apenas para Android.

 

Teste e analise os seus resultados

Agora que você sabe como buscar as melhores hashtags para Instagram e tem dicas preciosas, como fazer para mensurar o resultado de cada uma delas? Como saber se realmente sua estratégia está funcionando?

Antes de tudo, você deve ter uma conta comercial no Instagram, depois você deve clicar na publicação que deseja analisar e selecionar: Ver informação, após isso, você deve puxar a tela para cima até chegar em Descoberta. Nessa parte, o Instagram vai mostrar de onde as pessoas que não te seguem vieram, assim você consegue ver qual grupo de hashtag está trazendo mais resultado.

 

Finalizando a leitura, garantimos que com a combinação perfeita dessas dicas, você terá muito êxito em encontrar as melhores hashtags para Instagram, além de conseguir atrair cada vez mais público para o seu perfil.

Se você usa outra estratégia para ter mais engajamento em suas postagens, fale um pouco mais dela aqui nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *