Conheça os gatilhos mentais que fazem vender mais no online e offline

Toda empresa tem o objetivo de ter lucro, vender cada vez mais. Mas como fazer isso? Quais palavras usar? Vamos te explicar nesse texto como usar gatilhos mentais que fazem vender mais. Confira!

Gatilhos mentais que fazem vender mais

O que são gatilhos mentais?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em gatilhos mentais, principalmente quando o assunto é Marketing Digital, mas você de fato sabe para que eles são usados?

Imagine que você tenha que tomar uma decisão importante e possui duas alternativas, mas como você está completamente em dúvida, prefere escolher uma das opções jogando uma moeda para o alto. No momento que ela estiver no ar, você já sabe para qual lado está torcendo.

Isso acontece porque todas as nossas decisões são tomadas no inconsciente e só depois, acompanhada de uma justificativa racional, você toma consciência delas.

Algumas decisões que tomamos durante o dia são simples, demandando pouca energia do nosso cérebro. Mas outras são mais complexas, como a compra de um imóvel ou a escolha de um curso superior, exigindo muito mais esforço mental. Se toda decisão desse porte, tivesse que ser minunciosamente analisada pelo seu cérebro, o cansaço mental seria constante.

Porém, o nosso sistema nervoso possui mecanismos para filtrar as nossas escolhas. É aí que entram os gatilhos mentais. Eles são atalhos que o nosso cérebro usa para não precisar fazer todo um esforço em uma tomada de decisão. Ou seja, usando os gatilhos certos, nas ocasiões certas, você consegue motivar as pessoas a agir em busca de um determinado objetivo.

 

7 gatilhos mentais que fazem vender mais

Sabendo de todo o poder dos gatilhos mentais, é preciso usá-lo com ética e respeito. Sendo assim, você vai conhecer agora os gatilhos mentais que fazem vender mais.

 

#1- Gatilho Mental da Dor x Prazer

O primeiro, é um dos mais poderosos gatilhos mentais que fazem vender mais, é a relação da dor e do prazer. Você e todas as pessoas sempre guiam suas decisões sob a lógica de evitar a dor e buscar o prazer. Por isso, esse gatilho é tão importante, ele se baseia naquilo que orienta todas as decisões que os seres humanos tomam.

Saiba que, em uma visão geral, as pessoas são mais propensas a fugirem da dor do que se aproximarem do prazer. Isso acontece porque o ser humano associa a falta de dor e sofrimento a uma sensação de prazer, ligada a estabilidade e segurança.

Mas para você usar esses gatilhos da forma certa, é preciso conhecer bem a sua persona, identificando profundamente as suas dores e desejos. Sabendo disso ficará muito mais fácil escolher os gatilhos mentais que fazem vender mais.

 

#2- Gatilho Mental do Porque

Falamos anteriormente que as nossas decisões são tomadas no âmbito do inconsciente, mas a nossa mente sempre busca respostas racionais para justificar essas ações. Isso se confirma quando vemos crianças de 3 anos perguntando o motivo de uma série de ocasiões estranhas a elas.

Um dos maiores escritores em assuntos relacionados a psicologia humana e copywriting, Robert Cialdini, explica que se trata de um princípio bem conhecido no comportamento humano. Quando pedimos algo para uma pessoa, a chance dela fazer o que pedimos é bem maior quando oferecemos um motivo a ela. Ou seja, as pessoas gostam de ter razões para o que elas fazem.

Quando você coloca um motivo de você estar oferecendo algo, você saciará inconscientemente a mente dessa pessoa. Um bom uso desse gatilho é quando você for usar um dos gatilhos mentais mais famosos que existem, a escassez e a urgência, você deve explicar o porque do uso deles. Quando não existe uma explicação, seus clientes ficam desconfiados, achando que pode ser apenas uma estratégia de vendas.

 

#3- Gatilho Mental da Prova Social

Antes de falarmos desse maravilhoso gatilho, é preciso entender que os seres humanos são extremamente sociais e grande parte das nossas atitudes se baseiam no que as outras pessoas esperam de nós.

Além disso, fazer parte de um grupo ou comunidade é uma necessidade humana. Por isso, a prova social é um dos poderosos gatilhos mentais que fazem vender muito. Um exemplo básico, é quando você tem que escolher entre dois restaurantes e um deles está lotado e o outro vazio. Por mais que ninguém goste de esperar para comer, inconscientemente, escolhemos o restaurante cheio porque ele deve estar cheio por ser bom.

A conclusão que chegamos é que, independente do motivo, quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados por essa escolha. Para ativar esse gatilho no seu negócio, use depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, quantidades de unidades vendidas ou imagens de pessoas consumindo o seu produto, são inúmeras formas de ativar esse maravilhoso gatilho.

 

#4- Gatilho Mental da Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade, além de ser um dos gatilhos mentais que fazem vender demais, ele é a base do Inbound Marketing. Isso porque todas as pessoas possuem a tendência natural de retribuir aquilo que gera valor de alguma forma.

Mas para ele ser ativado, o seu cliente precisa perceber isso como algo verdadeiramente espontâneo. E também, essas ações devem ter o objetivo de tornar a vida dessas pessoas mais simples e somente depois gerar algum lucro para o seu negócio.

O mais importante é você ter a reciprocidade como um hábito, oferecendo materiais gratuitos ou até mesmo com o objetivo de vender. Os ganhos com esse gatilho vão muito além de dinheiro, a sensação de ajudar as pessoas e se sentir útil é indescritível.

 

#5- Gatilho Mental da Autoridade

Esse gatilho é muito eficaz quando usado da forma correta, mas você precisa mostrar que realmente entende muito do assunto sobre o qual se propôs a escrever ou até vender. Por isso, é importante oferecer materiais gratuitos e de alta relevância para a sua audiência antes de vender de fato.

Fazendo isso, será uma forma de mostrar o seu valor, provando a elas que você entende do assunto e tem experiência com aquilo. Uma boa estratégia é, se você já palestrou em algum lugar pode optar em utilizar uma foto sua, uma pessoa falando para uma plateia tem muito valor e gera autoridade.

Outra dica é pedir para pessoas importantes do seu nicho falarem bem do seu negócio ou sobre você, pois quem ler, automaticamente vai conectar a sua imagem a alguém importante e que é referência para outras.

Vale frisar que, se você já conquistou a sua autoridade, é importante não jogar ela no lixo promovendo pessoas ou negócios que você não confia plenamente, isso pode manchar a sua imagem. Lembre-se que para perder a credibilidade é muito mais fácil que construí-la.

 

#6- Gatilho Mental da Urgência

A urgência é um dos gatilhos mentais mais utilizados, até mesmo por pessoas que não tem um conhecimento aprofundado de copywriting. Isso acontece porque a urgência já é usada no marketing há muito tempo, e o fator tempo sempre ajuda a finalizar vendas.

Ele é um dos gatilhos mentais que fazem vender pois ele passa uma sensação incômoda para o ser humano, que é a impossibilidade de escolher. A pessoa que se depara com tal situação só pensa que, caso o prazo acabe ela não terá opção, a não ser ficar sem aquele produto.

Como o consumidor odeia se sentir impotente, ele tenta agir o mais rápido possível, afinal, adquirir um produto errado é melhor que perder a chance de levar ele pra casa.

A urgência precisa ser usada sempre que for verdadeira, além do mais, é normal clientes adiarem a decisão de compra no último minuto. Mas quando você usar esse gatilho, você verá que esse comportamento irá mudar, porque esse consumidor não terá tanto tempo para pensar, ativando o gatilho da urgência você impulsiona a pessoa a agir inconscientemente.

Algumas palavras e expressões são ótimas para ativar esse gatilho, elas ajudam o outro a responder de forma quase que instantânea, algumas das palavras são:

  • Última chance;
  • Só hoje;
  • Agora;
  • Somente até hoje.

 

#7- Gatilho Mental da Escassez

Você já deve ter ouvido muitas vezes a famosa frase, “precisou perder para dar valor”. Ela pode ser aplicada nos negócios também, isso se confirma porque as pessoas costumam dar mais valor aquilo que é escasso. Isso acontece porque o cérebro do consumidor associa que, quanto mais difícil for uma coisa, mais ele vai querer comprá-la.

O gatilho da escassez é usado com frequência, você já deve ter visto ele em diversos canais de vendas, ao invés de tratar o baixo estoque como algo negativo, as lojas transformam isso em verdadeiras máquinas de vendas.

Use o gatilho da escassez sempre que puder, pois o cliente quando não estiver seguro da compra, se sentirá obrigado a comprar só pela possibilidade de perder aquele produto.

Essa estratégia pode ser usada não apenas em títulos chamativos, mas também no fornecimento de materiais gratuitos para um número limitado de pessoas, por exemplo, garantimos que a sua conversa na captação de leads vai subir consideravelmente.

 

Se você pensava que para aumentar as suas vendas era preciso abaixar o preço de seus produtos, saiba que você conseguirá vender mais mudando apenas algumas palavras.

Qual desses gatilhos mentais que fazem vender mais você acha que combina com o seu negócio? Escreva nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *