Gerenciar Instagram: Dicas e ferramentas para turbinar o seu perfil em 2019

Gerenciar um perfil no Instagram demanda atenção e tempo, ainda mais se você busca um objetivo específico como acessos ao seu site ou aumento nas vendas. Gerenciar Instagram com foco é uma tarefa essencial.

Dessa forma, a melhor saída é você escolher uma ferramenta para gerenciar Instagram que ofereça ações práticas e fáceis para atingir esses objetivos.

Acompanhe esse conteúdo até o final para saber como escolher a ferramenta ideal para gerenciar Instagram e confira os 3 bônus incríveis no final do texto!

gerenciar instagram

Você está no Instagram para usá-lo como meio de divulgação, seja para você mesmo ou para a sua empresa. Se tratando de imagem, é importante fazer uma gestão de forma profissional, pois o retorno financeiro e em engajamento será bem maior.

Um perfil no qual é feito um gerenciamento correto, tem muito mais chance de captar seguidores e transformá-los em clientes.

Atualmente existem algumas plataformas que prometem o gerenciamento ideal do seu perfil, porém é difícil encontrar uma plataforma completa, que entregue tudo que o seu Instagram precisa.

Para te ajudar, vamos detalhar os principais pontos que você deve entender para escolher a melhor ferramenta para gerenciar o seu Instagram.

 

Gerenciar Instagram de forma profissional: Comece agora.

 

Atrair a atenção das pessoas para a sua empresa e consequentemente, vender, sempre foi um dos objetivos básicos da publicidade.

Mas ao longo do tempo algumas coisas mudaram, principalmente a visão do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos a ele.

Com a popularização das redes sociais, surgiram dois cenários, de um lado o público que cada vez mais ganha autonomia para produzir seus próprios conteúdos e participar mais do mercado, de outro, a forma que as pessoas passaram a consumir esses conteúdos.

De olho nessas novas possibilidades, as empresas começaram a perceber que uma gestão profissional de suas contas seria necessária e obrigatória. As grandes marcas perceberam que não bastava empurrar o produto para o cliente e esperar que ele compre, foi preciso muito teste para entender que o engajamento é a melhor estratégia para atrair o público-alvo para perto de você.

Agora pensando na sua empresa, se alguém te fizesse 4 perguntas sobre o seu perfil do Instagram, o que você responderia?

  • Quantos novos seguidores você ganha por dia?
  • O seu perfil cumpre o principal objetivo pelo qual ele foi criado?
  • Com quantos perfis você interage por dia?
  • Qual o tipo de conteúdo que traz mais engajamento com o seu objetivo?

 

Se você não tiver resposta para todas essas perguntas, comece a pensar nelas agora, pois elas serão fundamentais para você fazer um gerenciamento assertivo do seu perfil.

A principal vantagem em gerenciar corretamente o seu perfil é que as suas ações ficarão mais claras, você saberá se está acertando ou errando. Será possível criar estratégias e mensurar o resultado delas.

 

Principais métricas que você deve acompanhar

 

 

As métricas em negócio são de extrema importância, pois elas vão mostrar o que está dando certo e o que está dando prejuízo. Muito além do lucro no fim do mês, toda empresa tem métricas para se avaliar.

E quando se fala em gerenciar Instagram, você precisa entender de algumas delas, pois elas serão importantes para te guiar para o sucesso.

Acompanhe as mais importantes abaixo:

 

  1. Taxa de crescimento de seguidores.

A taxa de crescimento de seguidores é uma das métricas mais analisadas pelos donos de contas no Instagram, pois ela entrega uma boa ideia se o negócio está se expandindo e chamando a atenção de outras pessoas.

Por exemplo, se você ganha 50 novos seguidores em 1 mês e nesse mês você tinha 500 seguidores, isso significa que a sua taxa de crescimento foi de 10%, o que é muito bom, quer dizer que você está crescendo. Você pode determinar uma meta de crescimento, para que você tenha sempre um objetivo a ser alcançado.

 

  1. Engajamento por seguidor

Quando falamos em audiência no Instagram, podemos dizer que qualidade é bem mais vantajoso que quantidade. Ao gerenciar Instagram, percebe-se que é muito melhor ter uma audiência pequena, mas altamente envolvida do que uma grande audiência que não presta atenção no seu conteúdo.

Assim com o número de seguidores e a taxa de crescimento, o nível de engajamento também é muito importante, você obter 10 curtidas por foto com 100 seguidores tem um valor diferente de você ter uma média de 10 curtidas com 1.000 seguidores.

Para você calcular a sua taxa de engajamento, você deve escolher um período, seja mensal, quinzenal ou semanal. Logo depois, somar o número de comentários e curtidas e dividir pelo número de publicações, dessa forma você pode acompanhar se está melhorando ou não o seu engajamento.

 

  1. Engajamento nos Stories

Os Stories ou Histórias, no Instagram, já é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio. O interessante, é que você consegue ver de forma fácil as métricas do Stories, colocando o seu perfil como comercial, você consegue mensurar todas as suas publicações.

Mas existem 2 métricas muito importantes, que vão te ajudar a saber se o seu conteúdo está gerando ou não valor a sua audiência.

A primeira delas é o alcance, que mostra quantas vezes a sua história foi vista e a segunda é a saída, que mostra quando as pessoas passam a sua história, para ver a próxima, dando uma boa impressão para saber se esse conteúdo é relevante.

Olhando apenas 2 métricas você consegue saber se o seu conteúdo está de acordo com o que a sua audiência espera.

Lembre-se de verificar os números dos Stories de tempo em tempo e anotando os números para que você sempre mantenha um padrão de publicar as histórias com mais engajamento.

 

  1. Locais e horários

Quando o perfil é comercial, o Instagram já ajuda bastante entregando diversos dados, como os locais de onde são as pessoas que veem as suas publicações e os horários mais visitados por elas.

Você pode e deve verificar quais localizações possuem mais pessoas da sua audiência e em quais dias e horários elas visitam mais o seu perfil, preste atenção nesses padrões para atingir o máximo de pessoas possível.

 

Como escolher a ferramenta certa para gerenciar o seu Instagram?

 

Além de fazer o acompanhamento das métricas, outros pontos devem ser lembrados na hora de escolher a melhor ferramenta para gerenciar o seu Instagram. Contar com uma plataforma que reúne todas as contas gerenciadas por você, por exemplo, seria ótimo, te ajudando a ganhar tempo.

Vamos analisar as principais funções que uma ferramenta ideal precisa ter:

 

  • Automação de Instagram

Quando você automatiza um processo, ele deve fazer as mesmas funções que você faria de forma mais rápida e mais eficaz, entregando uma economia de tempo e dinheiro na mesma proporção. Envio de mensagens diretas, curtidas em publicações do seu público-alvo e seguir perfis de pessoas com potencial de gostar do seu conteúdo são ações extremamente estratégicas.

  • Relatório de crescimento

Você deve conseguir acompanhar através de um gráfico o crescimento do seu perfil por meio de seguidores, importante reparar o crescimento no decorrer do tempo e verificar em quais períodos teve mais ganho e mais perda de seguidores

  • Relatório de referência de público

Uma ferramenta eficaz de gerenciar Instagram, deve mostrar as informações sobre o seu público, dessa forma, você saberá se a configuração escolhida por você estará trazendo resultados. Assim você consegue ver quais perfis estão realmente trazendo resultados ou não. Quanto mais informações houver nas suas definições de como seguir, mais interações com o seu público-alvo você terá.

  • Gerenciamento de multicontas

É comum ter diversas contas para gerenciar, e fazer isso tudo de forma manual é bem cansativo, só o fato de logar e deslogar de todas elas demanda muito tempo. Por isso, a ferramenta que você escolher, deve ter a possibilidade de adicionar varias contas, de maneira que você consiga gerenciar todas com facilidade.

  • Agendamento de postagens

Você sabe que publicar nos horários certos é super importante para entregar o seu conteúdo em um horário de mais engajamento da sua audiência. Por isso o agendamento automático é essencial, isso tornará simples a ação de deixar todos os seus os posts prontos para serem publicados.

 

#BÔNUS: 3 ferramentas para melhorar o seu perfil

Sabendo da necessidade de te ajudar fazendo um gerenciamento no seu Instagram com qualidade, vamos listar 3 ferramentas que vão te ajudar a administrar as informações sobre a sua audiência e a gerenciar o seu perfil de forma profissional.

 

#1. Negociar Marketing

O Negociar Marketing é uma ferramenta para gerenciar Instagram de forma profissional, você conta com automação de Instagram e mensuração de resultados, ainda pode agendar as suas postagens.

Usado por muitas agências de marketing e grandes empresas no Brasil, o Negociar Marketing faz o seu perfil ter um crescimento natural e exponencial.

E o melhor, você pode testar gratuitamente por 7 dias!

 

#2. Sprout Social

Essa plataforma oferece métricas importantes, não apenas para gerenciar Instagram, mas ajuda todo o trabalho de social media. Seus relatórios são completos, você consegue, além de gerenciar Instagram, analisar todo o seu conteúdo. Ele também possui a função de produção e gestão de conteúdo.

 

#3. Iconosquare

O Iconosquare também oferece a opção de gerir publicações em varias contas ao mesmo tempo. Ele te mostra todo o engajamento com os seus posts, você analisa tudo sem sair da plataforma. E tem mais, você ainda pode achar ótimos arquivos de mídia dentro dele.

 

O que acha de começar a usar hoje a ferramenta escolhida por você? Acredito que você não vai deixar de aproveitar 7 dias inteiramente grátis para testar o Negociar Marketing, aproveite!

 

O que achou do conteúdo? Deixe seu feedback nos comentários.

 

Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *