Aprenda a escrever legendas no Instagram que chamam a atenção

Ás vezes a maior dúvida das pessoas e até empresas na hora de publicar algo no Instagram é saber o que escrever. Afinal, as legendas no Instagram têm uma grande importância, por isso nesse texto vamos te auxiliar com 13 passos para você criar legendas que atraiam e engajam seu público-alvo.

 

O poder de boas legendas no Instagram

O Instagram é uma rede social totalmente visual, você sabe que o que mais chama atenção são as fotos. Ou seja, sua primeira preocupação deve ser publicar fotos de qualidade.

Mas as redes sociais não servem apenas para isso, elas servem para informar também, por isso, ter boas legendas no Instagram ajudam a passar melhor a informação.

E se você usar o seu perfil para fins comerciais, ela pode te aproximar ainda mais do seu cliente.

O que toda empresa busca no Instagram é atrair e criar engajamento com o seu público-alvo, acredito que esse são os pontos principais na relação empresa x cliente.

Dessa forma, você consegue ver a importância das legendas no Instagram.

Infelizmente elas não recebem a atenção devida e muitos empreendedores perdem chance de criar uma comunicação mais próxima com seu cliente.

Mas não será o seu caso depois das dicas desse texto.

 

O que define se uma legenda é boa ou não?

Boas legendas devem ter contexto, mostrar a personalidade da marca e entreter o público.

Esses 3 pilares são fundamentais para ter engajamento, não importa quantos caracteres você está usando nas suas legendas no Instagram, uma boa legenda vai muito além de quantidade.

Tenha cuidado para não poluir a timeline da sua persona, um texto muito grande, sem formatação, com inúmeras hashtags e emojis, com certeza não vai fazer o seu futuro cliente ler a legenda.

Como qualquer espaço na internet, as legendas no Instagram devem ser atraentes, fáceis de ler e ter um conteúdo que se conecte com o seu público-alvo.

 

O que é engajamento?

Após as últimas atualizações no Instagram, a rede social começou a priorizar conteúdos com maior engajamento.

Ou seja, as publicações onde possui interação dos seguidores com o perfil… as métricas para medir isso são a partir de curtidas, comentários, menções, compartilhamentos, fotos salvas e outros.

Antes de tudo, é importante saber que, quando falamos de engajamento, não estamos falando do número de seguidores.

É importante saber desde o início quais são os seus objetivos com o negócio para escolher a melhor estratégia.

Por isso, se você quer realmente ter uma interação maior com seu público, não pense apenas em ganhar seguidores.

A interação é muito mais importante que uma métrica de vaidade, afinal, a interação aumenta o poder de viralização das fotos, o interesse do público nos seus produtos e atração de potenciais clientes.

 

13 passos para escrever legendas no Instagram que atraiam e engajam

 

  1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro e mais importante passo para construir legendas no Instagram que atraiam clientes é conhecer quem são eles.

A rede social é usada por milhões de pessoas de gostos diferentes, conhecer bem essas pessoas ajuda na hora de construir o conteúdo certo para elas.

Conhecer tudo sobre essas pessoas geralmente não é fácil, por isso, a recomendação é criar uma persona.

Ou seja, um personagem fictício que represente os diferentes tipos de pessoas que você deseja atingir.

A criação da persona gira em torno de algumas perguntas pessoais, como: A idade, nome, formação e onde trabalha.

E também perguntas mais específicas, como: O que a persona espera da minha marca? Qual a principal necessidade que a minha marca pode ajudar ela?

A partir dessas perguntas, você vai conseguir ter um direcionamento para saber o que escrever, como escrever e entender quais elementos na sua legenda serão melhores aceitos por essas pessoas.

 

  1. Identifique a voz da marca

Se você ainda não identificou a voz da sua marca no seu planejamento de marketing digital, faça isso o quanto antes.

Pergunte a si mesmo quais as qualidade e valores que você quer incorporar, faça uma lista e use-a para moldar a voz da sua marca.

Outra boa estratégia é anotar alguns adjetivos que descrevem a marca e usá-los para refinar esse conceito.

Em geral, os usuários do Instagram não esperam um tom sério ou formal, mas você deve entender ele bem para que a voz da marca seja mais próxima possível do que o público-alvo espera.

 

  1. Invista no uso de storytelling

Contar histórias sempre foi a melhor forma de atrair a atenção, seja qual for o canal ou o público, sempre foi assim. Mesmo o Instagram sendo uma rede social majoritariamente visual, é possível inserir seus seguidores em um contexto específico.

Contando histórias, você consegue atrair a atenção do leitor e reter ela por alguns minutos. As legendas no Instagram podem trazer diversas experiências para o usuário, deixando-o mais interessado com aquela e futuras publicações.

 

  1. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais geralmente são usados em cartas de vendas e conteúdos de comunicação direta. Mas se você quiser ter resultados melhores no Instagram, por exemplo, eles podem ser usados como poderosas armas.

Existem muitos gatilhos mentais, o mais importante é você identificar qual deles pode se encaixar em um determinado conteúdo.

Por exemplo, se você está divulgando um produto, você pode usar o gatilho da escassez, se você quer mostrar que o seu serviço funciona, pode usar o gatilho da prova social, ou se você pretende chamar a atenção do seu público, use o gatilho da curiosidade.

 

  1. Identifique as palavras mais importantes e as coloque no início da sua legenda

Como você já deve ter percebido, as legendas no Instagram são cortadas quando aparece as publicações no feed.

Então você precisa transmitir logo a ideia principal no começo do conteúdo, pois dessa forma o leitor sabe do que se trata na legenda e ainda aguça a curiosidade dele.

 

  1. Releia, revise e reescreva antes de enviar

As legendas no Instagram não podem ser feitas sem planejamento, para ter uma atração correta do público-alvo, é preciso pensar nelas com antecedência para ter tempo de editá-las.

Sempre revise o que escreveu e pense se a legenda em questão se conecta com quem você quer que leia ela.

 

  1. Use as hashtags com sabedoria

Segundo pesquisas, publicações no Instagram com pelo menos 1 hashtag tem 12,6% mais engajamento. Então use-as sempre, mas com sabedoria pois elas devem ser relevantes para as pessoas que vão ler.

Outra dica é prestar atenção na formatação do texto para as hashtags ficarem visualmente atraentes, procure usar de 10 a 15 hashtags por legenda.

 

  1. Faça uma pergunta

Uma das maneiras mais fáceis de ter interações é fazendo perguntas.

Automaticamente o cérebro humano se sente na obrigação de responder, a maioria das pessoas vão responder mentalmente, mas algumas delas vão se sentir obrigadas a escrever nos seus comentários.

 

  1. Marque alguém em sua legenda

Quando você marca outra pessoa na sua legenda, você está atraindo a audiência dela para a sua publicação. Mas essa menção deve ser natural e dentro do contexto, sem isso, você pode acabar queimando a sua marca.

Além disso, fique atento para se vincular a uma marca que faça sentido com o objetivo da sua empresa e que seja bem vista aos olhos do seu público-alvo.

 

  1. Incentive o engajamento com uma chamada para ação

A chamada para ação (call to action, ou CTA) é fundamental para qualquer conteúdo que busque engajamento, não apenas legendas no Instagram. Convide as pessoas para curtirem suas fotos, compartilhar ou até comentar.

Para isso acontecer de forma mais fácil, crie um conteúdo que seja viral e convidativo, dessa forma fica mais fácil as pessoas incluírem outras, sejam marcando-as ou enviando as publicações.

 

  1. Use os emojis na hora certa

Os emojis não são apropriados para usar apenas no WhatsApp, dentro das legendas eles também são bem-vindos. Eles ajudam a chamar atenção e podem melhorar na comunicação, substituindo as palavras inteiras e melhorando o entendimento da persona.

 

  1. Citações são bem-vindas

Não caia na armadilha de só compartilhar conteúdos motivacionais, invista em citações específicas para cada tipo de publicação.

Quem faz um bom uso de citações é a Nike, geralmente ela publica a foto de um atleta patrocinado com uma citação motivacional, a GoPro também, sempre usando citações da pessoa que tirou a foto com a câmera.

 

  1. Programe suas publicações para otimizar seu tempo

Após a escolha da foto e da criação da legenda, é hora de publicar.

Mas você deve saber o melhor momento para fazer isso e conseguir atingir o maior número de pessoas possível, por isso considere estudar o seu público para entender o horário que tem mais pessoas conectadas ao Instagram.

Você pode otimizar o seu tempo e deixar todas as suas publicações programadas, na data e horário escolhidos por você. Uma boa opção para isso, é usar o Negociar Marketing, aproveite e faça um teste grátis por 7 dias!

 

Não deixe que todo esse conteúdo seja esquecido, são 13 dicas para suas legendas no Instagram atingirem quem você quiser, coloque em prática já na sua próxima publicação.

Envie esse texto para um amigo que está sempre publicando novas fotos no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *