O que é Marketing de Relacionamento e como ele pode aumentar o faturamento do seu negócio

Todo empreendedor que trabalha na internet deveria saber o que é Marketing de Relacionamento. Por isso, essa leitura é essencial para você, descobrindo assim uma forma mais assertiva de se comunicar com o seu cliente.O que é Marketing de Relacionamento

Eu espero que sim, mas você realmente sabe o que é Marketing de Relacionamento e a importância dele? Todo mundo sabe que captar novos clientes e aumentar o número de vendas é o objetivo principal de todo negócio. E para chegar nesse objetivo, diversas ações são feitas, como divulgação nas redes sociais, participação em eventos, cupons promocionais, anúncios pagos, campanhas de marketing offline etc.

Mas a cada dia, o que se tem é uma concorrência cada vez maior, exigindo um investimento grande por parte das empresas para se destacar frente aos concorrentes.

Por isso é indispensável o conhecimento de estratégias que consigam atrair novos clientes, principalmente a um custo baixo e com chance de fidelização.

Pensando nesse cenário, você precisa entender perfeitamente o que é Marketing de Relacionamento para ter sucesso. Uma empresa sem o relacionamento com o cliente na sua cultura está fadada ao fracasso.

 

O que é Marketing de Relacionamento?

Segundo os maiores especialistas da área, Marketing de Relacionamento é a criação de ações dentro de uma empresa com o objetivo de criar e nutrir um relacionamento com o seu cliente.

Um dos pontos principais é garantir a fidelidade dessas pessoas, tendo sempre eles por perto e transformando essas pessoas em clientes recorrentes.

Um bom trabalho de Marketing de Relacionamento transforma simples clientes em fãs da empresa, além de estarem sempre colocando capital no negócio, eles podem se tornar os seus maiores divulgadores.

 

Marketing de Relacionamento x Marketing Tradicional

Para entender o que é Marketing de Relacionamento você deve saber quais as suas diferenças do Marketing Tradicional.

A principal diferença é que o Marketing Tradicional direciona sua atenção para influenciar o público e o Marketing de Relacionamento foca na relação com o cliente, sendo mais íntimo e mais receptivo.

Quando você analisa o que é Marketing de Relacionamento, você vê que ele se preocupa com os valores transmitidos para o seu público-alvo, essa é umas das maiores características dessa estratégia. Porém, esse processo pode demorar bastante tempo, já que o foco é uma relação duradoura com os clientes, pois assim você consegue aumentar o valor da sua marca.

No Marketing de Relacionamento, a equipe deve contar com uma quantidade de informações sobre o cliente para oferecer uma experiência excelente para cada um deles. Diferente dessa ideia, no Marketing Tradicional, a meta é apresentar da melhor forma possível o seu produto ou serviço, de maneira que convença o público a comprar.

Ou seja, a venda isolada é a opção usada, e as técnicas utilizadas são trabalhadas para influenciar positivamente as pessoas na hora da compra.

Percebe-se uma grande diferença, pois o Marketing de Relacionamento foca mais nos clientes, enquanto o tradicional foca mais na própria empresa e nos seus produtos.

 

Como implantar o Marketing de Relacionamento na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Relacionamento, para você saber criá-lo você precisará implantar a cultura de fidelização dos clientes junto aos seus funcionários.

Isso deve ser feito porque a relação entre empresa e cliente começa logo no primeiro contato, por isso, todos devem estar com a mesma mentalidade.

Desde o primeiro contato, a empresa deve ter um atendimento que cative e conquiste o cliente. Fazendo com que dessa forma, esse relacionamento seja direcionado a conversão e se estenda para outras operações de vendas.

Para a empresa conseguir implantar todo esse processo ela deve entender exatamente o que é Marketing de Conteúdo, porque o resultado disso será a transformação dos clientes em divulgadores.

Ou seja, eles falarão cada vez melhor do seu negócio e dos seus produtos, justificando ainda mais o motivo de fidelização de clientes.

Um ponto que é essencial na implantação, é no entendimento profundo da empresa com o seu cliente. Sabendo exatamente o que ele gosta, quais são as dores dele e quais as transformações ele espera.

Isso é apenas o básico para saber quais ações você deve tomar para ter um relacionamento próximo com o seu público-alvo.

E depois que o relacionamento tiver se iniciado, para estreitar os laços, utilize de todos os meios possíveis para manter o relacionamento forte e duradouro. Use as redes sociais, e-mail, conteúdos no blog e outros, busque sempre a personalização da experiência do cliente.

 

6 pontos chaves para ter êxito no Marketing de Relacionamento

Para auxiliar em uma implementação mais assertiva do Marketing de Relacionamento, vamos te ajudar com 6 passos. Entenda que todo processo deve ser encarado com paciência, pois não dá para se adaptar a algo novo em pouquíssimo tempo.

 

  1. Planejamento inicial

Esse é o marco zero, onde tudo começa, é nesse momento onde você deverá fazer os ajustes iniciais. Ou seja, aqueles detalhes que devem ser acertados antes mesmo dos primeiros passos. Escolhemos algumas decisões que são essenciais para você seguir.

  • Formação do time e estabelecer as responsabilidades de cada um;
  • Definir o objetivo e em qual momento ele deve ser alcançado;
  • Definir os métodos que serão utilizados no processo;
  • Quais abordagens serão necessárias;
  • Periodicidade de relatórios;
  • Possíveis patrocínios;
  • Custos e tempo necessário para viabilizar tudo.

 

  1. Avaliação do cliente

Além da equipe ter que entender o que é Marketing de Relacionamento, ela deve saber onde a empresa está em relação ao cliente e assim, identificando a possibilidade de implementar o Marketing de Relacionamento.

  • Lucratividade do cliente

Você deverá calcular tudo que será necessário para o negócio, desde a pré-venda até custos com estoque.

  • Feedback

Aqui você vai avaliar o relacionamento, pedindo aos clientes feedbacks sobre suas compras.

  • Participação da empresa nas despesas dos clientes

Checar se essa participação tende a crescer, porque as estratégias empresariais devem se manter inalteradas.

  • Avaliar a posição de cada cliente

Separar os clientes em categorias ajuda bastante na hora de executar. Exemplo, colocar tags do tipo: Educar, dispensar, investir e recompensar.

  • Avaliar o relacionamento

Nessa última parte, você vai observar o quanto o cliente está disposto em manter um relacionamento mais próximo com a sua empresa.

 

  1. Referencial

O referencial aborda a competitividade, possíveis erros no projeto e estratégias que não foram abordadas ainda pela sua empresa nem pelos seus concorrentes.

Vale muito a pena fazer um benchmarking para avaliar como os seus concorrentes diretos trabalham o Marketing Digital.

Nesse terceiro passo, você deverá fazer um levantamento do maior número de informações possíveis para que o Marketing de Relacionamento esteja sempre completo. Esse mesmo levantamento deve ser feito com as estratégias que não deram certo para as outras empresas do mesmo segmento, assim, evitando os erros deles.

 

  1. Avaliação da empresa

Aqui você vai fazer uma autoavaliação, você deverá entender qual a melhor maneira de trabalhar com o Marketing de Relacionamento, considerando a rotina atual da sua empresa. E também, identificar quais estratégias de Marketing de Relacionamento farão diferença na campanha da empresa.

 

  1. Declaração de oportunidade

Essa etapa é vital, nessa parte você vai avaliar se realmente o Marketing de Relacionamento é o melhor para a sua empresa. Faça perguntas bem variadas na intenção de identificar todos os aspectos possíveis, e também que exijam respostas de longo alcance.

 

  1. Estado futuro

Após os primeiros passos, a empresa já estará pronta para traçar metas e objetivos, essa visão do futuro deve levar em consideração a opinião dos clientes e também da previsão do mercado. Mas não se esqueça, as metas devem ser tangíveis, dentro da realidade da empresa.

 

Estratégias de Marketing de Relacionamento

Ficou bem claro pra você o que é Marketing de Relacionamento e qual a melhor forma de implantar, certo? Agora você vai aprender estratégias fatais para atingir em cheio os seus clientes.

 

Crie uma boa base de dados

Como já falamos, para poder criar uma boa oferta, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo. Depois que você tiver todos os dados, procure sempre estar atualizando a persona, para que todas as suas campanhas sejam bem direcionadas e assertivas.

 

E-mail marketing

O e-mail ainda é uma das armas mais poderosas para criar laços com o seu cliente. Ele permite que você entre em contato com o cliente de maneiras diferentes e criativas, além de poder direcioná-lo para outros canais.

 

Programas de fidelidade

Com toda certeza você já deve ter visto campanhas do tipo: “Após a compra do terceiro produto, você ganha um bônus”.

Esses são os programas de fidelidade e eles fazem com que o cliente perceba que além da marca ajudar na resolução do seu problema, ela ainda oferece mais para ele, como se fosse um presente.

 

Customer Success

O Customer Success é a estratégia que busca auxiliar o cliente em todo o processo de utilização da produto/serviço, visando não apenas a compra, mas continuando acompanhando-o após a compra.

Por isso, o Customer Success e o Marketing de Relacionamento andam juntos.

 

Relacionamento através das redes sociais

Um relacionamento entre cliente e empresa pelas redes sociais já deixou há muito tempo de ser diferencial, é uma obrigação.

Estar divulgando seu conteúdo nas redes sociais é atingir as pessoas onde elas estão se divertindo, é uma excelente forma de iniciar uma conexão mais sólida. Além disso, nas redes sociais você trabalha qualquer tipo de conteúdo com facilidade, como promoções, conteúdos de engajamento, memes e outros.

 

De certa forma, é fácil entender o que é Marketing de Relacionamento, porém, para implementar é preciso bastante atenção e assertividade. Agora tá na hora de você olhar para o seu negócio, e tirar suas dúvidas.

Você acha que a sua empresa conseguiria implementar o Marketing de Relacionamento? Escreva nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *