Panfletagem no Instagram… Você está fazendo isso errado

É difícil encontrar uma empresa que não tenha uma conta no Instagram, mas será que todas elas estão fazendo um uso apropriado dessa rede social? Veja nesse texto porque você não pode mais fazer panfletagem no Instagram

Antes de começarmos a falar de panfletagem no Instagram, precisamos falar daquela panfletagem tradicional que estamos acostumados.

Acredito que a grande maioria das pessoas não gosta de receber panfletos nas ruas, você também não gosta?!

Quando ela vem até você aleatoriamente, isso nem sempre é bom e dificilmente essa panfletagem atinge as pessoas certas.

Porém, às vezes fico analisando esses panfletos que recebo para saber se a empresa está usando bem o seu marketing para atrair clientes.

Mas geralmente, elas falham nesse ponto.

Existem algumas coisas que você deve ter conhecimento para fazer um marketing bem feito e assertivo, vamos descrever a seguir para você usar nas suas redes sociais e não ficar praticando panfletagem no Instagram.

  • Conheça seu público-alvo;
  • Atraia e engaje a sua audiência;
  • Não poste somente conteúdos promocionais;
  • Fale a mesma língua do seu cliente, com conteúdos direcionados ao gosto dele;
  • Consiga atrair as pessoas que não conhecem o seu trabalho.

Se conseguir entender bem e colocar em prática esses 5 pontos, você vai conseguir ter uma abordagem melhor e consequentemente aumentar suas vendas sem esforço.

 

Entenda a real função de uma rede social como o Instagram

Antes de mais nada, é preciso entender que as pessoas adoram comprar, mas geralmente elas não gostam que vendam para elas.

Por isso pouquíssimas vezes a panfletagem no Instagram dá certo.

Já é da natureza humana, se uma pessoa vê um material na internet de uma empresa que está querendo vender algo, ela já fica desconfiada e consequentemente não dá a devida atenção.

E não há nada pior que uma audiência que ignora uma marca, ela tende a não querer consumir nenhum tipo de conteúdo, assim, você perde um potencial cliente.

Por esse motivo, saiba que a real função do Instagram é entregar conteúdo e se aproximar do público-alvo.

Parece simples, mas muitas empresas não praticam isso, acham que a panfletagem no Instagram é uma técnica melhor.

Mas é preciso saber que o público está cada vez mais atento e exigente, a cada ano que passa, é um desafio maior entregar ao cliente realmente o que ele deseja consumir.

Além disso, entendendo a real função do Instagram, você consegue entender como essas pessoas desejam ser tratadas por você.

De forma resumida, podemos dizer que toda pessoa que segue um perfil no Instagram, quer consumir algo, nem que seja apenas conteúdo.

Ou seja, você precisa entregar algo a ela, algo que mude a vida dessa pessoa, mesmo que você não ganhe nada em troca na hora, é preciso ter esse relacionamento antes da venda.

Com esse pensamento, fica muito mais fácil vender do que tentar monetizar de primeira fazendo panfletagem no Instagram.

 

Não faça panfletagem no Instagram, siga o exemplo de quem sabe

Pretende atingir o seu público-alvo no Instagram? Então utilize as técnicas que vamos falar mais a frente.

Essa técnica fala em atrair pessoas que compartilham as hashtags que tem a ver com o seu negócio.

Um bom exemplo é de uma cafeteria que estava usando o Instagram para atrair pessoas para consumir o seu produto.

O primeiro ponto foi achar as hashtags mais famosas e mais buscadas pelo seu público, como: #ilovecoffee #coffee #amocafé e outras.

Depois, ela começou a mostrar o dia a dia da cafeteria, com muitas fotos e vídeos, além disso, uma outra boa forma de atrair as pessoas que são potenciais clientes é mostrando assuntos relacionados ao seu negócio.

Nesse exemplo, a marca começou a entregar conteúdos sobre benefícios do café, como fazer um bom preparo em casa, alimentos que harmonizam bem com o café, e outros assuntos relevantes.

É possível notar que a marca seguiu aquelas 5 dicas que entregamos anteriormente. Houve um planejamento antes da ação, as hashtags não foram escolhidas por acaso, os conteúdos não foram compartilhados aleatoriamente, muito menos as suas fotos.

 

Maneiras mais inteligente de atingir o seu público-alvo

Tenho quase certeza que você chegou nesse ponto do texto entendendo que fazer panfletagem no Instagram não faz sentido. Pois é um gasto de dinheiro desnecessário e uma forma bem mais difícil de captar clientes.

Pensando nisso, vamos falar dos pontos principais que vão fazer do seu Instagram uma verdadeira máquina de atração de clientes e conversão em vendas. Fique atento para aplicar no seu negócio.

 

  • Identifique a sua persona

Uma das perguntas mais importantes a se fazer é: Quem é o meu cliente final? É importante criar uma persona para segmentar melhor a sua audiência e fazer campanhas de marketing mais inteligentes.

A ideia da criação da persona é conseguir identificar alguns pontos que vão fazer toda diferença nas suas ações de marketing e vendas.

Como saber o que a persona gosta, como ela se veste, qual o seu grau de escolaridade, qual a sua renda mensal, o que gosta de fazer nas horas vagas e outras perguntas.

A persona será a personificação dos seus clientes, você poderá olhar para ela e identificar cada uma das pessoas para quem pode vender.

Saiba que, quanto mais clara ela for, mais fácil será encontrar as pessoas certas no Instagram.

 

  • Pesquise sobre o seu público

Outra forma muito eficiente de conseguir se comunicar com a sua persona, é fazendo pesquisas com o seu público.

É nesse momento que você desvendará os gostos, preferências e exigências dos seus seguidores. Assim, tendo uma visão mais ampla de como eles se comportam com outras marcas.

Pode fazer isso utilizando recursos do próprio Instagram, como o Stories, criando perguntas para que seus seguidores entreguem respostas valiosas a você. Essa é uma técnica muito mais assertiva do que fazer panfletagem no Instagram.

O Stories hoje tem diversas ferramentas para você conseguir saber o que publicar e o que não publicar no seu perfil.

Não perca essa oportunidade de entregar exatamente o que o seu seguidor espera de você.

 

Trabalhe com Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é que uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de potenciais clientes por meio da criação de um conteúdo relevante.

O objetivo é atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, dessa forma, criando uma percepção positiva da marca, gerando mais vendas.

Mesmo sendo uma das formas mais inteligentes de atrair cientes, muitas marcas não dão valor.

Essa estratégia vai totalmente no caminho contrário da panfletagem no Instagram, pois entrega bastante conteúdo relevante, que realmente muda a vida das pessoas.

E quase não faz publicações de venda, quando faz, é de uma maneira bem específica, entregando realmente o que o cliente quer ver/comprar.

O marketing de conteúdo cria no seu futuro cliente, uma sensação de empatia enorme, porque ele recebe tanto conteúdo bom, que acaba ficando na vontade de retribuir o que recebe.

É assim que inicia uma relação duradoura e fiél, com o consumo cada vez maior pelos seus clientes e a fidelização dos mesmos.

O próprio cliente consegue atrair mais pessoas por meio de indicações e depoimentos no Instagram, isso causa um efeito multiplicador extremamente positivo.

 

Faça um bom uso das hashtags

No começo do texto, falamos do uso das hashtags, você já sabe da importância delas, mas agora vamos comentar sobre 3 dicas matadoras para elas atraírem cada vez mais seguidores qualificados.

 

1# Analise as hashtags da concorrência

Analisar negócios semelhantes vai te dar uma ideia melhor do que você poderia melhorar no seu próprio negócio. Veja se as publicações da concorrência estão com um bom alcance e analise suas hashtags.

 

2# Use hashtags similares

Existem alguns apps que te ajudam a encontrar hashtags similares as que você já usa, isso é uma forma de encontrar hashtags mais próximas ao seu cliente.

 

3# Use o buscador do Instagram

Por fim, escreva no próprio buscador de Instagram palavras relevantes do seu negócio, o Instagram vai mostrar uma lista com as hashtags mais usadas, você poderá ter uma noção de quais escolher para suas publicações.

 

Encontre os melhores horários para fazer as publicações

Além de ter um bom conteúdo, com hashtags relevantes, você precisa saber os melhores horários para publicar no Instagram. Para isso, existem 3 formas de descobrir quando publicar e evitar a panfletagem no Instagram.

 

  1. Fazendo testes

Isso pode custar algumas semanas, mas vai entregar um ótimo resultado, experimente publicar em diferentes horários e dias, coloque em uma planilha todos os dados, curtidas, compartilhamentos, comentários e outros.

Com o tempo, você identificará quando a sua audiência prefere consumir seu conteúdo.

 

  1. Usando o Instagram for Business

Aqui, você terá que mudar sua conta para uma conta comercial, e depois ter acesso as métricas do Instagram pelo próprio aplicativo.

Nele você vai ver diversas informações sobre seu público, melhores publicações, use essas informações com inteligência.

 

  1. Use outras ferramentas

Depois que você encontrar os melhores horários para publicar no seu Instagram, é preciso agendar as publicações.

Isso vai ajudar a ganhar tempo e otimizar o seu trabalho, sabendo de toda a sua agenda, insira seu conteúdo em uma plataforma como o Negociar Marketing e não se preocupe em ficar postando no Instagram todos os dias.

 

Panfletagem no Instagram nunca mais! Não seja apenas mais um usando as redes sociais, hoje você percebeu que para ter bons resultados, é preciso bem mais que apenas publicar fotos sobre a sua empresa.

Agregue valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *