Você Está Perdendo Seguidores no Instagram? Descubra o motivo aqui!

Lançado em 2010, o Instagram é uma das mídias sociais mais usadas no mundo, diversas empresas encontraram nessa plataforma ótimas oportunidades de vendas, porém, alguns perfis ultimamente estão perdendo seguidores no Instagram.

Se você passou por isso nos últimos dias, leia esse conteúdo, vamos te explicar porque isso está acontecendo e te ajudar com dicas para você não perder mais os seus seguidores. Confira abaixo.

Todo mundo que ama internet e redes sociais, é apaixonado pelo Instagram, mesmo ele passando por muitas mudanças, e nem todas agradando os seus usuários, ele é muito importante e estratégico.

Quando o assunto é fazer com que seus seguidores conheçam mais a sua marca, o Instagram é excelente. Esse reconhecimento acaba transformando seus seguidores em clientes, mas quando você se vê perdendo seguidores regularmente, aposto que você fica preocupado. Mas vamos te mostrar porque o Instagram está fazendo isso.

 

O Instagram está limpando os perfis fakes

Uma rede social que facilita bastante a criação de uma conta, apenas com o número de telefone e com um e-mail você já está apto para postar fotos, curtir e comentar.

Por isso, existe um grande número de perfis falsos no Instagram, eles são criados exclusivamente para fins comerciais ou spammers.

Você já deve ter percebido que a plataforma realiza eventuais varreduras em seu sistema, apagando diversas contas desativadas ou que utilizam serviços de publicações de posts repetidos. O Instagram faz isso para evitar os spams e diminuir o número de perfis fake, afinal, esses perfis não ajudam em nada os usuários reais, e o Instagram preza muito pelo experiência de seus usuários.

Então, se você está perdendo seguidores no Instagram, essa pode ter sido uma das razões, pense há quanto tempo você tem a sua conta e quantas pessoas não usam mais a plataforma, essas pessoas estão desaparecendo.

 

Falta de acompanhamento do algoritmo do Instagram

Para filtrar e direcionar melhor o conteúdo para os usuários, o Instagram criou um algoritmo para exibir publicações com base nos interesses de cada usuário.

O algoritmo do Instagram busca otimizar a experiência do usuário dentro da rede social, dessa forma, é preciso que você se adapte para que o Instagram sempre deixe o seu perfil em evidência, evitando que você perca a visibilidade no aplicativo e consequentemente, não perca seguidores.

Para que você não perca mais seguidores, é preciso seguir algumas dicas, quase regras, para que o Instagram sempre deixe o seu perfil visível para a sua audiência, vamos listar as dicas abaixo.

  • Inclua informações relevantes no seu perfil

Deixe bem claro na sua Bio, qual o tipo do seu negócio, inclua todas as informações relevantes, como seu site, endereço, contatos e suas palavras chave.

  • Transforme o seu perfil em comercial

Transformar o seu perfil em comercial aumenta as chances de alcance no Instagram, fique atento.

  • Hashtags

Muitas pessoas usam, mas nem todos sabem exatamente como usá-las da forma correta.

É permitido usar até 30 hashtags por legenda, mas pesquisas indicam que o ideal é usar de 5 a 11. Outro ponto que deve ser explorado, é pesquisar tendências entre os usuários, assim você irá estar no radar de busca deles.

E não esqueça de criar a sua própria hashtag.

  • Use a geolocalização

Quando você compartilha a sua localização em tempo real, fica mais fácil de outros perfis te acharem. A Geotag coleta dados da sua posição geográfica através do GPS do seu smartphone, por isso, se atente em ativar o GPS para liberar a geolocalização.

  • Interaja com outros perfis

Para conseguir um engajamento além dos seus próprios seguidores, busque engajamento em outros perfis, mas não esqueça de escolher um perfil próximo ao seu público-alvo.

 

Compra de seguidores

A compra de seguidores ainda é muito grande no Instagram, muitas pessoas ainda usam dessa técnica para se sobressair na plataforma, mas o efeito parece que está sendo o contrário. Existem muitos sites que prometem milhares de seguidores de forma rápida, mas na verdade, eles criam perfis falsos apenas para fazer número.

E muitas pessoas acham que estão fazendo um bom negócio, mas na verdade estão perdendo seguidores no Instagram e jogando o seu dinheiro no lixo.

Por isso, se você comprou seguidores, mesmo que há muito tempo, eles vão desaparecer.

Não caia nessa, a dica é você construir uma base de seguidores reais, mesmo que não seja um número enorme de seguidores, essas pessoas podem interagir e te trazer um engajamento bem grande.

perdendo seguidores no Instagram

Você precisa entender que o número de seguidores não é a única métrica que importa no Instagram. Os seus seguidores não são as únicas pessoas a ver suas postagens, se você tem um bom conteúdo e faz um bom uso das hashtags, as pessoas verão os seus posts e serão influenciadas por eles, mesmo não seguindo você.

Quantas vezes um amigo já te marcou em uma postagem e você visitou aquele perfil, curtiu fotos ou até comprou em sua loja, mas não o seguiu?

Por isso, é mais importante se concentrar em produzir um conteúdo valioso do que possuir uma conta com muitos seguidores.

Se você quer buscar pessoas do seu nicho organicamente, sem o menor risco do Instagram bloquear a sua conta ou desativar seus seguidores, conheça o Negociar Marketing. Você vai poder atrair o seu público-alvo, engajar com seus seguidores e colocar a sua empresa em evidência.

 

Conteúdo sem foco no seu público-alvo

Definir a sua persona é uma das ações mais importantes do Marketing Digital, saber com quem você está falando simplifica toda a sua estratégia.

A partir da criação da sua persona é possível desenvolver conteúdos que se adaptam às necessidades do seu negócio. Por isso, quando você não tem um público-alvo definido, você tem mais chances de estar perdendo seguidores no Instagram.

Se um perfil está perdendo seguidores no Instagram é porque ele não está publicando conteúdos focados na sua persona. Isso é explicado da seguinte forma, quando uma pessoa segue um perfil comercial, ela espera que esse perfil mostre exatamente o que ele promete, quando isso não acontece, é comum que ocorra o unfollow.

Para que isso não aconteça faça um planejamento de conteúdo e observe quais são os seus posts com mais engajamento. A partir disso, construa um calendário editorial e ofereça o melhor conteúdo para os seus seguidores.

 

Conteúdo exclusivamente promocional

Outro motivo em que é comum perder seguidores, é focar todo o seu conteúdo em promoções.

Claro que todo negócio pode e deve fazer publicações voltadas para conversões, mas você deve usar esse tipo de post com moderação.

Quando alguém segue o seu perfil no Instagram, é com o intuito de consumir bons conteúdos, não apenas promoções. Não transforme o seu perfil em um catálogo de anúncios, isso afasta os seguidores, afinal, ninguém gosta de ficar recebendo promoções todos os dias, né?

A nossa dica para você que está perdendo seguidores no Instagram é se concentrar na beleza das suas postagens, oferecer sempre imagens de alta qualidade e que tenham a ver com o seu texto. Não foque tanto nos seus produtos ou serviços, fale também da sua empresa, da sua equipe, de como os produtos da sua loja poderão ajudar o consumidor no dia a dia.

Aproxime-se do seu seguidor e mostre que a sua marca se importa com ele.

 

Postagens inapropriadas

Postagens inapropriadas vão depender muito do seu público, é sempre bom relembrar, conheça a sua persona e ofereça exatamente o que ela quer consumir.

Isso também se aplica a fotos e palavras obscenas, sem falar nas fotos com nudez, explicita ou não. A grande dica é sempre se perguntar o que a sua audiência espera de você, se o conteúdo postado está muito longe do que as pessoas que te seguem esperam, repense e adapte tudo para que o like do seu público seja garantido.

 

Bugs na plataforma

Por último, um caso mais raro, alguns perfis estão perdendo seguidores no Instagram por causa de um bug na plataforma. Há algum tempo, o Instagram distribuiu incorretamente milhares de seguidores entre diversas páginas. Posteriormente esse erro foi consertado, retirando esses seguidores. Por mais que seja difícil acontecer novamente, o Instagram é uma plataforma como muitas outras e está sujeita a erros.

 

Dicas para não continuar perdendo seguidores no Instagram

  • Use hashtags estratégicas na própria legenda da sua foto;
  • Seja criativo sempre, nas suas imagens e textos no Instagram;
  • Planeje bem o conteúdo que será postado, alterne entre imagens pessoais e profissionais;
  • Faça uma análise recorrente das suas postagens, evite repetir os posts com pouco engajamento e foque nos que chamam mais atenção da sua audiência.

 

Se você chegou até o fim desse texto, você não precisa mais se preocupar com a perda de seguidores, você tem um verdadeiro manual para que isso não aconteça mais com você.

O Instagram é uma ótima plataforma, mas precisa de um uso estratégico dela para colher bons frutos.

De todas essas dicas, qual você achou a mais interessante de aplicar? Escreva aqui nos comentários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *