Você sabia que o Instagram está usando inteligência artificial? Fique por dentro de todas as novidades

O Instagram está sempre melhorando o seu serviço e ele faz isso pensando sempre em você.

Nesse texto você vai encontrar as novidades tecnológicas da plataforma e entender porque o Instagram está usando inteligência artificial.

Se eu fosse você não perderia essa leitura.

 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial já deixou de ser coisa de filme futurista, ela está bastante inclusa no nosso mundo, mesmo a gente não percebendo todas as maneiras que ela atua.

Também conhecida como IA, ela é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência parecida com a humana. Isso vai bem além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de bancos de dados.

Esses estudos não iniciaram a pouco tempo, como muita gente pensa, décadas atrás, especialistas estudavam o que era chamado de “agentes inteligentes”. É creditado ao professor John McCarthy, o uso do termo pela primeira vez em 1956, em uma conferência de especialistas em Darmouth Colege.

Podemos dar uma definição a grosso modo da inteligência artificial, como a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos. Aprender, decidir qual decisão tomar ou perceber qual opção escolher em diferentes situações.

Até então, os computadores precisavam de três grandes pilares para evoluir da computação simples para a que temos hoje, a inteligência artificial.

 

  • Acesso a grande quantidade de dados não processados;
  • Computação potente com custo acessível para que se tenha um processamento rápido e eficiente;
  • Bons modelos para classificar, processar e analisar.

 

Após a evolução desses 3 segmentos, a inteligência artificial tornou-se finalmente possível com uma fórmula que une a big data, computação na nuvem e bons modelos de dados… por isso o Instagram está usando inteligência artificial.

Dessa forma, podemos afirmar que a IA, aprende como uma criança, aos poucos o sistema vai absorvendo informações, depois analisando e organizando os dados de forma a entender e identificar o que são reações, padrões, objetos e outros.

 

A inteligência artificial está apenas no começo

o Instagram está usando inteligência artificial

Parece simples, mas ensinar um computador a pensar não é nada fácil. Esse processo passa por várias áreas da ciência da computação, a chamada Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Todos esses termos juntos, compõem tudo o que é inteligência artificial, apontam para um futuro no qual nossas plataformas e sistemas serão inteligentes o suficiente para aprender. Essa é uma das razões que justificam porque o Instagram está usando inteligência artificial.

Para você entender melhor, vamos as definições de área:

 

  • Machine Learning:

Em vez de programar regras para um computador e esperar o resultado, é possível deixar que a máquina aprenda essas regras sozinha. Isso acontece a partir de vários dados, chegando ao resultado de forma autônoma. Como as recomendações que você tem na Netflix, por exemplo, indicam títulos de filmes e séries de acordo com o seu gosto.

  • Deep Learning:

Quando falamos de deep learning, ou seja, aprendizado profundo, estamos falando de uma parte do aprendizado das maquinas que utiliza algoritmos complexos para espelhar a rede neural do cérebro humano. E dessa forma, aprender uma área do conhecimento com pouca supervisão, o sistema pode aprender a se defender de possíveis ataques sozinho.

  • Processamento de Linguagem Natural:

Ele utiliza as técnicas de Machine Learning para encontrar padrões em grandes conjuntos de dados e reconhecer a linguagem natural. Dessa maneira, um exemplo da aplicação do PLN é a análise de sentimentos, onde os algoritmos podem procurar padrões em postagens no Instagram e Facebook para compreender como as pessoas se sentem em relação à empresas e produtos específicos.

 

Por que cada vez mais empresas como o Instagram estão usando inteligência artificial?

Não apenas o Instagram, mas também muitas outras empresas já estão usando ou estão em fase de testes. Nós já percebemos que essa tecnologia tem forte impacto na nossa rotina, porém, ainda deve trazer muitas outras alterações para o ambiente empresarial.

Algumas dessas mudanças já podem ser vistas em carros autônomos, assistentes virtuais, robôs que fazem diagnósticos médicos e até drones.

As transformações ainda devem ser mais inteligentes, pois cada vez mais empresas adotam a inteligência artificial, isso faz com que mais pesquisas e avanços aconteçam.

Para você entender melhor porque muitas empresas estão investindo em inteligência artificial, vamos detalhar um pouco mais sobre cada benefício que ela entrega as corporações.

 

Redução de erros em processos

Se uma empresa tem uma atividade com alto índice de erros humanos, ela pode ser passada para a inteligência artificial, com isso, diminuindo as falhas. Algumas empresas já designaram certas funções, como: Enviar solicitação de estoque, tirar pedidos de vendas e análise de matérias bem específicos.

 

Automação de processos

Ainda falando de processos, é conhecido por todos que a inteligência artificial e a automação são complementares. A ideia principal é facilitar as atividades de rotina e aprender com os próprios usuários para tornar a experiência deles mais agradáveis. Assim, esses dados se tornariam mais acessíveis para que decisões sejam tomadas com maior nível de assertividade.

 

Aumento da produtividade

O Instagram está usando inteligência artificial porque as mudanças no mercado serão grandiosas, e tende a aumentar bastante a produtividade nas empresas. Novas posições devem ser criadas, com a consequente geração de oportunidades.

 

Melhoria do relacionamento com o cliente

Um dos pontos mais importantes que a inteligência artificial pode atuar, é na solução de problemas com agilidade e antecipação de futuras compras. Sem falar que a experiência do cliente pode ser aprimorada, o que tende a aumentar as vendas. A fidelização do cliente também pode ser explorada, pois um atendimento mais eficaz, resulta em um consumidor mais fiel.

 

Instagram está usando inteligência artificial de 6 formas

Há pouco mais de 1 ano, o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, agora imagine uma empresa conseguir gerenciar esse número gigantesco de contas, interações e recursos, realmente é um trabalho bem intenso.

Sendo assim, ele exige uma enorme quantidade de dados, por isso o Instagram está usando inteligência artificial para tornar todo esse processo mais rápido. A IA está trazendo mudanças excelentes para o setor e se tornou a segunda maior tendência de marketing, logo depois da personalização do consumidor.

Para acompanhar todas as evoluções da tecnologia, o Instagram está aproveitando tudo que a inteligência artificial tem a oferecer. Tornando-se, até agora, vital para muitas operações da empresa, vamos te mostrar quais operações são essas.

 

1. Pesquisa do comportamento humano e cultura

Dentre os objetivos do Instagram, acreditamos que o maior deles é fazer com que os usuários se sintam parte de uma grande comunidade.

Mas para isso, o aplicativo precisa entender como as pessoas de todo o mundo se comportam, a questão é que para fazer isso, demanda muito tempo e trabalho, pois a quantidade de dados necessários é enorme.

É nessa hora que inteligência artificial serve de grande ajuda, pois ela analisa uma base de dados muito grande em uma velocidade incrível.

Um ótimo exemplo é de um estudo no qual 100 milhões de fotos no Instagram foram analisadas para identificar padrões globais de vestuário. Essa pesquisa, com essa gama de informações, seria praticamente impossível sem a inteligência artificial. Isso mostra como a tecnologia é capaz de ajudar não apenas o Instagram como qualquer empresa.

 

2. Melhora na pesquisa

Se você usa o Instagram há certo tempo, sabe que a precisão na pagina “Explorar” aumentou consideravelmente, sempre te mostrando conteúdos de acordo com os seus gostos. Mas esses conteúdos não ficam limitados ao que você gosta e aos perfis que você segue, ele consegue rastrear sua atividade de perto, refletindo tudo a sua volta. O Instagram está usando inteligência artificial e as suas melhorias às vezes assustam certas pessoas, mas a intenção é que todo usuário da plataforma tenha mais facilidade em encontrar o que está procurando.

 

3. Feed personalizado

Não sei se você se lembra, mas o feed do Instagram já foi organizado de forma cronologicamente reverso. Porém, os algoritmos de aprendizado mudaram, agora o Instagram oferece um feed personalizado, mostrando as publicações das pessoas que você mais gosta.

Antes dessa mudança, os usuários perdiam cerca de 50% das postagens de seus amigos, e com esse novo algoritmo, ele pode entregar em média 90% das postagens preferidas por você. Com isso, você pode chegar à conclusão que a inteligência artificial consegue entender melhor o que você gosta e assim trazer uma experiência muito mais pessoal.

 

4. Inteligência artificial sendo usada contra o Cyberbullying

Uma em cada seis jovens de 12 a 17 anos sofrem bullying pela internet, e 42% desses casos acontecem no Instagram. Por isso, a empresa está cada vez mais se esforçando para garantir que esses números diminuam.

Há pouco tempo, o Instagram apresentou uma novidade, um filtro de comentários ofensivos. Após ativado, ele oculta todos os comentários inadequados. O filtro também informa ao Instagram sobre qualquer padrão repetitivo de ofensas, assim a empresa consegue tomar as medidas necessárias.

Recentemente, o Instagram decidiu dar um passo a diante e começar a usar a IA para reconhecer cyberbullying nas fotos, o objetivo é diminuir quase a zero o nível desses casos na plataforma.

 

5. Eliminando o Spam

Outro filtro criado com base na inteligência artificial é o filtro do Spam, ele tem a capacidade de detectar e eliminar mensagens falsas.

A principal ferramenta pra isso funcionar, é o DeepText, mecanismo do Facebook que tem a capacidade de entender o contexto quase tão bem quanto pessoas.  Essa tecnologia continuará avançando, o Facebook atualmente tem melhorado sua precisão em 80%, e para que o Instagram chegue a mesma precisão, só será preciso aguardar um pouco mais.

 

6. Segmentação de anúncios

Nos últimos anos o aplicativo se tornou peça fundamental das estratégias de Marketing Digital, isso não seria possível sem o gerenciamento de anúncios que a plataforma tem. O Instagram está usando inteligência artificial, pois a capacidade de direcionar público-alvo específicos em anúncios é muito poderosa.

Assim, é possível fazer uma avaliação precisa das preferências dos usuários com base em inúmeros fatores. Dessa forma, oferecendo aos anunciantes um conjunto de ferramentas para eles terem sucesso na hora de levar o seu anúncio as pessoas certas.

 

Agora você sabe porque o Instagram está usando inteligência artificial, e entende que isso é ótimo para todo mundo!

Compartilhe esse conteúdo com aquela pessoa que não sai do Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *